O significado de "esterlina" e o caráter Cristão

“Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
“Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências” (Rom. 13:13 e 14).
Enquanto eu cursava a faculdade, Walter B. Clark era o conselheiro dos rapazes. Certa noite, enquanto dirigia o culto, ele disse: "O carácter é aquilo que és no escuro." Ele poderia ter acrescentado: "E também o que és de dia, quando achas que ninguém está a ver."
Há vários anos atrás, John Gosson dirigia-se de mota a uma oficina de carros em Syracuse, Nova Iorque. Ele havia lido o anúncio sobre uma Honda; queria dar uma olhadela e, quem sabe, comprá-la. Sem que ele o percebesse, o vento abriu o bolso da sua jaqueta, que continha 7.500 dólares – as suas economias dos últimos sete anos.
As notas espalharam-se pela estrada. Os automobilistas que passavam, pararam e serviram-se daquela "chuva de dinheiro". Um motorista honesto, que conseguiu recolher 3.120 dólares, devolveu-os a Gosson. Outro, contudo, acrescentou um insulto ao prejuízo, não apenas ao ficar com o dinheiro que havia recolhido, mas ainda ao enviar ao infeliz jovem um cartão postal ofensivo, no qual se gabava de ter passado "férias pagas" na Califórnia. O cartão dizia: "Senti-me no sétimo céu, ao juntar e guardar aquele 'trocadinho' na estrada, o qual, segundo descobri, pertencia-lhe."
Carácter e Prata Refinada
“E assentar-se-á, afinando e purificando a prata; e purificará os filhos de Levi, e os afinará como ouro e como prata: então ao Senhor trarão ofertas em justiça” (Mal. 3:3).
A parte de trás dos objectos feitos com prata da melhor qualidade em geral traz estampada a palavra "sterling" (esterlina). Sabe como se originou a palavra "esterlina"?
Segundo Walter de Pinchebek, que viveu por volta do ano 1300, havia na cidade de Hanse, no norte da Alemanha, um estabelecimento mercantil chamado Easterling. Os sócios dessa firma eram reconhecidos como sendo tão íntegros nas suas transacções, que receberam privilégios especiais no comércio e nos bancos. Os comerciantes da filial inglesa dessa firma obtiveram permissão para cunhar moedas com o seu próprio nome. Essas moedas eram cunhadas com a palavra "Easterling". Compunham-se de 92,2% de prata e menos de 8% de liga (esta última era necessária para evitar que a prata se desgastasse muito rapidamente). Por fim, a palavra Easterling foi encurtada para "sterling" (esterlina) e daí em diante toda prata que atinge essas especificações passou a ser marcada como esterlina.
No versículo de hoje, o Senhor é retratado como refinador de metais preciosos. Os refinadores de ouro e prata dos tempos bíblicos são descritos como estando assentados diante de uma fornalha, observando atentamente o processo de purificação, para que nada se perdesse do precioso metal (ver Isa. 1:25). Para que o resultado fosse o melhor, o refinador não aplicava calor de mais nem de menos. Quando o minério chegava ao ponto de fundir-se, a escória era removida sem danificar o precioso metal.
Deus frequentemente usa provas que parecem "ardentes" para refinar o nosso carácter. Como o salmista diz: "Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata" (Sal. 66:10).
"Esterlina" está para a prata como "Cristão" deve estar para o carácter.