Verdades Fundamentais e Questões Secundárias

Por que a Bíblia católica é diferente da evangélica? - A12.com

 

     Há certas doutrinas da fé Cristã que são absolutamente fundamentais.1 São de primeira importância. Nelas não há nem pode haver diferenças de opinião. Os verdadeiros crentes estão unidos nessas grandes verdades. A diferença de opinião nessas verdades tem sido bem rotulada de heresias. Os verdadeiros crentes estarão dispostos a dar a vida por essas verdades. Não podemos ter comunhão com os que negam as verdades fundamentais.

     A bem conhecida fórmula de Richard Baxter simplifica muito bem estas coisas nestes termos:

     Nas verdades fundamentais, unidade.
     Nas questões secundárias, liberdade.
     Em todas as coisas, caridade (ou, amor).

     Há questões que são secundárias.2 Acerca delas os verdadeiros crentes podem diferir de opinião. Grandes homens de Deus não veem tudo exatamente do mesmo modo.

     Depois há ainda uma terceira classe de assuntos que podem ser claramente rotulados de não essenciais. Quando se chega a esses assuntos há sempre pontos de vista diferentes, e deve haver liberdade para se discordar sem se causar conflitos ou divisões. 

     Um destes assuntos tem a ver com os cálices da ceia do Senhor. Por um lado, um só cálice simboliza a unidade do Corpo de Cristo. Mas quando a assembleia cresce, é normal usarem-se dois, três ou mesmo quatro cálices. Se quatro são válidos, porque não quarenta? O argumento para os cálices individuais repousa maiormente no perigo de se poderem transmitir doenças por meio do cálice comum, visto que o vinho não contem conteúdo alcoólico suficiente para matar os germes. Em qualquer caso isto não é uma questão de importância fundamental. Pelo contrário, proporciona uma oportunidade para mostrar amor e consideração aos que discordam de nós.

     Outro assunto tem a ver com o uso de instrumentos musicais. Deve haver liberdade para uma assembleia adoptar a sua própria política nessa matéria. Nenhuma grande declaração de fé alguma vez considerou o acompanhamento instrumental como uma verdade fundamental da fé. Bem podemos parafrasear as palavras de Paulo sem violentá-las: «Porque, em Cristo Jesus, nem o órgão nem a sua ausência têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura» (Gál. 6.15).

     Sumariemos: Nas verdades fundamentais deve haver unanimidade em qualquer assembleia. No que concerne às questões biblicamente importantes, mas não fundamentais, cada assembleia deve adotar uma posição no temor de Deus. Qualquer ensino contrário, público ou privado, que crie conflito ou divisão, não deve ser permitido. Se uma pessoa discorda com a posição da assembleia e sente que deve deixar aquela comunhão, deve fazê-lo em quietude e pacificamente, sem procurar arrastar outros com ele. Nas questões não essenciais, podemos ter convicções fortes nessas áreas, mas temos de reconhecer que há  irmãos a quem Cristo salvou igualmente, que não concordam connosco. Por isso devemos evitar o dogmatismo excessivo.

     Cromwell disse, “Rogo-vos pelas  grandes misericórdias de Cristo que concebais a possibilidade de estardes errados”. Quando alguém tentou procurar defeitos no Dr. Ironside em alguns assuntos não essenciais, ele terá dito, “Bem, irmão, quando chegarmos ao céu, um de nós estará errado—e talvez seja eu!”. O fogo ter-se-á desvanecido, porque o irmão Ironside não lhe acrescentou combustível (Pro. 26.20).

     Pode haver comunhão sem total acordo nestes tópicos. Onde há amor e quebrantamento, oração e paciência, humildade e temperança, as diferenças esbatem-se com amizade. Os crentes podem discordar sem serem desagradáveis.

     Que o Senhor nos ajude a ser um exemplo nisso!  

- William MacDonald 
 
___________________________________
1   Exemplo: 1 Timóteo 2:5 - nota do tradutor.
2   Exemplo: Romanos 14 - nota do tradutor.

Sermões e Estudos

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

CMO&NANDO 07ABR24
A idade desta igreja

Tema abordado por CMO e Fernando Quental em 07 de abril de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 10 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário