Um caixão para a Lei
Ainda Deus mal tinha acabado de dar a Lei a Moisés, quando ordenou que ela fosse colocada num caixão. Exactamente – um caixão. A razão para tal é que o concerto Mosaico estipulava claramente:
“Agora, pois, SE DILIGENTEMENTE, OUVIRDES A MINHA VOZ, e guardardes o Meu concerto, ENTÃO sereis a Minha propriedade peculiar de entre todos os povos: porque toda a terra é Minha” (Ex. 19:5).
Israel, é claro, não obedeceu à voz de Deus. Quebrou a Lei, mesmo antes de Moisés ter descido do monte Sinai. Foi por causa disso que Deus, na Sua graça, ordenou: “Também farão uma arca... .” (Ex. 25:10). A palavra “arca” foi traduzida por “caixão” no último versículo de Génesis (referindo-se a José), e esse é o seu simples significado. Mas porque é que Deus ordenou como primeira peça de mobiliário para o tabernáculo um caixão? A resposta é: Para colocar a Lei no seu interior. Leia por si próprio:
“Depois, porás no CAIXÃO (arca) o testemunho (a Lei), que eu te darei... e porás o PROPICIATÓRIO em cima do caixão (arca) ... .” (Ex. 25:16, 21)
Se Deus não tivesse colocado o concerto da Lei num caixão e não se encontrasse com o Seu povo através do propiciatório (trono de misericórdia), nenhum deles poderia ter sido salvo.
Esta figura do Velho Testamento tem uma lição para nós hoje. Se Deus tratasse connosco com base nas nossas obras, nenhum de nós se poderia salvar, mas “Cristo morreu pelos nossos pecados”, satisfazendo em nosso favor os justos requisitos da Lei quebrada, para que pudéssemos ser salvos por graça, através da fé na Sua obra redentora.
Colossences 2:14 diz em relação a esta “cédula que era contra nós”, que nosso Senhor, na sua morte, “a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”, e Romanos 7:6 explica:
“Mas agora, estamos LIVRES DA LEI, pois MORREREMOS para aquilo em que estávamos retidos: PARA QUE SIRVAMOS EM NOVIDADE DE ESPÍRITO, e não na velhice da letra.”
Assim, os crentes em Cristo são salvos “pela graça... por meio da fé... não pelas obras”, mas “para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:8-10).
“Depois, porás no CAIXÃO (arca) o testemunho (a Lei), que eu te darei... e porás o PROPICIATÓRIO em cima do caixão (arca) ... .” (Ex. 25:16, 21)
Se Deus não tivesse colocado o concerto da Lei num caixão e não se encontrasse com o Seu povo através do propiciatório (trono de misericórdia), nenhum deles poderia ter sido salvo.
Esta figura do Velho Testamento tem uma lição para nós hoje. Se Deus tratasse connosco com base nas nossas obras, nenhum de nós se poderia salvar, mas “Cristo morreu pelos nossos pecados”, satisfazendo em nosso favor os justos requisitos da Lei quebrada, para que pudéssemos ser salvos por graça, através da fé na Sua obra redentora.
Colossences 2:14 diz em relação a esta “cédula que era contra nós”, que nosso Senhor, na sua morte, “a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”, e Romanos 7:6 explica:
“Mas agora, estamos LIVRES DA LEI, pois MORREREMOS para aquilo em que estávamos retidos: PARA QUE SIRVAMOS EM NOVIDADE DE ESPÍRITO, e não na velhice da letra.”
Assim, os crentes em Cristo são salvos “pela graça... por meio da fé... não pelas obras”, mas “para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:8-10).
Cornelius R. Stam
in Two Minutes With The Bible