A Igreja da comichão nos ouvidos

Comichão nos ouvidos

 

     Em 2 Timóteo 4, o apóstolo Paulo dá a um jovem ensinador alguns conselhos extremamente importantes.

     “Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na Sua vinda e no Seu reino, que pregues a Palavra, instes, a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina; porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores, conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” - 2 Timóteo 4:1-4

     Uau! Quem disse que a Bíblia não é relevante hoje? As pessoas não mudaram.

     Eis a minha paráfrase:

     Haverá pessoas no teu ministério que não irão querer ouvir doutrinas. Elas quererão histórias, piadas e seus temas favoritos. Se ensinares algo que elas não querem ouvir, elas ficarão irritadas e irão querer ouvir outro. Não faças cócegas nos seus ouvidos; fustiga os seus ouvidos com doutrina, exortação e repreensão por amor de Cristo.

     Existe um tipo de pessoas que só vai à igreja para ouvir o que já pensa. Se ouvem algo contrário, os seus ouvidos doem, os seus sentimentos são feridos e ir-se-ão embora ou conspirarão para substituir o ensinador.

     Poderás dizer: "E porque gostarias de ir a uma igreja que ensina diferente do que crês?"

     Porque a verdade importa mais do que o que tu crês.

     É claro que todos querem crer no que é verdade, mas se não consegues explicar porque alguém está errado ou porque tu estás certo, então tu podes estar com comichão nos ouvidos.

     Se o que crês é apoiado pelas Escrituras e a tua igreja está a ensinar erros doutrinários, então, deves, por todos os meios, erguer-te pela verdade e tentar corrigir os erros com as Escrituras.

     No entanto, há coisas que tu podes pensar que são de uma maneira, mas as Escrituras dizerem o contrário. Isso porque Deus é verdadeiro e tu ainda precisas de aprender coisas. Quando isso acontecer, os teus ouvidos terão comichão, pois não é isso que estás acostumado a ouvir.

     Se um ensinamento incomoda os teus ouvidos, a primeira coisa a fazeres é não substituires o ensinador. A primeira coisa a fazeres é examinar as Escrituras para ver se é verdade.

     O que ouviste é verdade, segundo a Bíblia bem manejada? Se o ensino for correto, e dói ouvi-lo, o problema está nos teus ouvidos.

     Não recuses um ensino só porque não se coaduna com a tua ideia preconcebida ou com o que "parece certo". Muda sempre de ideia para te adequares à Palavra de Deus. Isso forçar-te-á a estudar a Palavra de Deus pelo menos tanto quanto ouves os ensinadores. É assim que as pessoas aprendem e crescem: ouvindo a Palavra. Como é que as pessoas ficam com comichão nos ouvidos? Ouvindo ensinadores que só dizem coisas agradáveis aos mesmos.

     Paulo disse a Timóteo que chegará um tempo em que as pessoas não quererão mais aprender e crescer. Elas pensarão que sabem tudo o que precisam saber. Elas não pesquisarão as Escrituras. Elas quererão ser alimentadas de banalidades adocicadas durante o resto dos seus dias e irão resistir ao desafio doutrinário.

     Exortar as pessoas a conhecer a verdade, a fazer um esforço para ouvir a doutrina e ouvir com mais atenção é um trabalho árduo. Paulo chama a isso do bom combate da fé. Essa era a luta da qual Paulo estava a aposentar-se (2 Timóteo 4:6-7).

     Paulo estava a preparar Timóteo para este ser um bom ministro que pregasse a Palavra em tempo e fora de tempo.

     Um bom ministro não é alguém que dá às pessoas o que elas querem ouvir, mas dá-lhes o que elas precisam de ouvir para fortalecerem a sua fé (1 Timóteo 4:6). O que todos nós precisamos de ouvir é a sã doutrina.

- Justin Johnson

Sermões e Estudos

Fernando Quental
A diferença Divina

Tema abordado por Fernando Quental em 24 de janeiro de 2021

Carlos Oliveira
Uma mensagem imoral - Parte II

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de janeiro de 2021

Alberto Veríssimo
Escolhas e Decisões

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 17 de janeiro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:17 em 20 de janeiro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário