Credibilidade

De nada te adianta falares se não tens autoridade, mas mais grave do que isso, colocas em causa a credibilidade do Senhor e da Sua Palavra.

 

     “[Seja] exemplar o vosso procedimento no meio dos Gentios, para que […] observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus …” —1 Pedro 2:12

     A recente crise financeira global fez as pessoas prestarem mais atenção aos extratos bancários. Quando o crédito era fácil de se conseguir, algumas pessoas tornaram-se descuidadas na sua maneira de o usar. Não se importavam em economizar para comprar o que queriam; simplesmente faziam empréstimos. Ter dívidas não era um grande problema. Numa crise, no entanto, não é mais assim. Ter um bom nome como credor tornou-se subitamente muito importante.

 

     Logo após um anúncio de serviço de restauração de crédito, um noticiário local disse: “Restauração de crédito não está à venda; deve lutar por ele.”

     O mesmo princípio aplica-se à credibilidade das nossas vidas. Não podemos comprá-la; às vezes precisamos de lutar por ela. Pode ser que possamos “emprestar” credibilidade por um tempo, associando-nos às pessoas que têm credibilidade, mas cedo ou tarde precisaremos da nossa própria credibilidade.

     A credibilidade é resultado da capacidade de se gerar confiança. É essencial para os Cristãos, por que as nossas vidas afetam a reputação de Deus (1 Pedro 2:12). Quando nos chamamos pelo nome de Cristo, Cristãos, a Sua reputação fica ligada à nossa. Se as pessoas têm motivo para não acreditar em nós, poderão não acreditar em Deus.

     A maneira de ganhar credibilidade é viver honradamente. Outras pessoas então crerão, e glorificarão a Deus.

Se cuidarmos do nosso caráter, a nossa reputação cuidará de si mesma.

- J.A.

Sermões e Estudos

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 10 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário