Déspota realmente NÃO significa tirano

CMO 29OUT17b

 

     Na Bíblia, uma das palavras Gregas para SENHOR, é a palavra despotees, de onde vem a nossa palavra “déspota”. Esta palavra Grega ocorre nos seguintes textos:

     “Agora, SENHOR [despotees], podes despedir em paz o Teu servo, segundo a Tua Palavra” (Lucas 2:29).

     “E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus e disseram: SENHOR [despotees], Tu és o que fizeste o céu, e a terra, e o mar, e tudo o que neles há” (Atos 4:24).

      “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o SENHOR [despotees] que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição” (2 Pedro 2:1).

     “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus e negam a Deus, único dominador e SENHOR [despotees] nosso, Jesus Cristo” (Judas 4).

     “E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador (ou, SENHOR)[despotees], não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” (Apocalipse 6:10).

     “De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idóneo para uso do SENHOR [despotees] e preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 2:21).

     “Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus SENHORES [despotees] por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.

     “E os que têm SENHORES [despotees] crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes, os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta” (1 Timóteo 6:1,2).

     “Exorta os servos a que se sujeitem a seu SENHOR [despotees] e em tudo agradem, não contradizendo” (Tito 2:9).

     “Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor ao SENHOR [despotees], não somente ao bom e humano, mas também ao mau” (1 Pedro 2:18).

     Déspota é uma palavra cujo uso foi desvirtuado no seu significado provavelmente porque o homem tem feito mau uso da autoridade que Deus lhe deu.

     Nas Escrituras “déspota” significa que governa com autoridade absoluta. Na Bíblia, autoridade que não é absoluta não é autoridade. Na Palavra de Deus a autoridade é absoluta; não é relativa, breve, finita, incerta, duvidosa, ou controvertível. Essa é a autoridade desvirtuada pelo pecado humano. No Livro Santo a autoridade, além de absoluta é verdadeiramente arbitrária, pois é Deus que decide como Árbitro supremo.

     Nós temos uma enorme responsabilidade como “embaixadores da parte de Cristo” (2 Cor. 5:20) nas suas várias vertentes. Tenhamos cuidado para não desvirtuarmos a real imagem de Deus que devemos transmitir aos homens como seus legítimos representantes pela Sua graça. A nossa responsabilidade é enorme, mas o nosso privilégio não é menor.

     Que a nosso respeito seja dito algo semelhante ao que uns aldeãos chineses disseram a uns missionários que os alcançaram com o Evangelho de Cristo. Quando estes lhes falaram do Senhor Jesus Cristo, os aldeãos disseram-lhes que já O conheciam, que Ele já estivera com eles, havia uns anos, e com eles vivera, referindo-se a um outro missionário que os tinha alcançado anteriormente, sem que estes soubessem, e que vivia Cristo (Gálatas 2:20).

     Vive de modo a que os outros vejam Cristo em ti.

- C.M.O.

 

Sermões e Estudos

José Carvalho
Influenciados

Sermão proferido por José Carvalho em 14 de julho de 2019

David Gomes
Escapando de Emaús

Sermão proferido por David Gomes em 07 de julho de 2019

Carlos Oliveira
Maldição hereditária

Sermão proferido por Carlos Oliveira em 30 de junho de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:18 em 10 de julho de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário