Déspota realmente NÃO significa tirano

Na Bíblia, uma das palavras Gregas para SENHOR, é a palavra despotees, de onde vem a nossa palavra “déspota”. Esta palavra Grega ocorre nos seguintes textos:
“Agora, SENHOR [despotees], podes despedir em paz o Teu servo, segundo a Tua Palavra” (Lucas 2:29).
“E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus e disseram: SENHOR [despotees], Tu és o que fizeste o céu, e a terra, e o mar, e tudo o que neles há” (Atos 4:24).
“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o SENHOR [despotees] que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição” (2 Pedro 2:1).
“Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus e negam a Deus, único dominador e SENHOR [despotees] nosso, Jesus Cristo” (Judas 4).
“E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador (ou, SENHOR)[despotees], não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” (Apocalipse 6:10).
“De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idóneo para uso do SENHOR [despotees] e preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 2:21).
“Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus SENHORES [despotees] por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
“E os que têm SENHORES [despotees] crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes, os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta” (1 Timóteo 6:1,2).
“Exorta os servos a que se sujeitem a seu SENHOR [despotees] e em tudo agradem, não contradizendo” (Tito 2:9).
“Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor ao SENHOR [despotees], não somente ao bom e humano, mas também ao mau” (1 Pedro 2:18).
Déspota é uma palavra cujo uso foi desvirtuado no seu significado provavelmente porque o homem tem feito mau uso da autoridade que Deus lhe deu.
Nas Escrituras “déspota” significa que governa com autoridade absoluta. Na Bíblia, autoridade que não é absoluta não é autoridade. Na Palavra de Deus a autoridade é absoluta; não é relativa, breve, finita, incerta, duvidosa, ou controvertível. Essa é a autoridade desvirtuada pelo pecado humano. No Livro Santo a autoridade, além de absoluta é verdadeiramente arbitrária, pois é Deus que decide como Árbitro supremo.
Nós temos uma enorme responsabilidade como “embaixadores da parte de Cristo” (2 Cor. 5:20) nas suas várias vertentes. Tenhamos cuidado para não desvirtuarmos a real imagem de Deus que devemos transmitir aos homens como seus legítimos representantes pela Sua graça. A nossa responsabilidade é enorme, mas o nosso privilégio não é menor.
Que a nosso respeito seja dito algo semelhante ao que uns aldeãos chineses disseram a uns missionários que os alcançaram com o Evangelho de Cristo. Quando estes lhes falaram do Senhor Jesus Cristo, os aldeãos disseram-lhes que já O conheciam, que Ele já estivera com eles, havia uns anos, e com eles vivera, referindo-se a um outro missionário que os tinha alcançado anteriormente, sem que estes soubessem, e que vivia Cristo (Gálatas 2:20).
Vive de modo a que os outros vejam Cristo em ti.
- C.M.O.
 
 


