O Cristão genuíno não é, nem nunca foi, sanguinário, assassino

Atenágoras

 

     Atenágoras foi um proeminente filósofo ateniense que se converteu ao Cristianismo. Por ser um homem das letras tinha acesso privilegiado à corte.

     Acontece que nessa época (final de século II AD) os Cristãos eram acusados de serem sanguinários, violentos, cruéis e assassinos.

     Para fazer defesa de si e de seus irmãos em Cristo, Atenágoras escreveu uma carta a Marcus Aurelius argumentando que os Cristãos nem sequer estavam autorizados a apreciar (e muito menos assistir) às arenas dos gladiadores. Referindo inclusive que, se um Cristão fosse reiteradamente encontrado em arenas, poderia ser excluído da igreja se de tal prática não se retratasse.

      A sua linha de raciocínio perante o Imperador era esta: se os Cristãos nem das Arenas gostam ou podem assistir, que sentido e lógica há na acusação de que eles são sanguinários e assassinos?

     Agora, na força da sua argumentação, consideramos verdadeiramente fascinante a indagação que Atenágoras coloca a seguir a Marcus Aurelius:

     «E quando dizemos que aquelas mulheres que usam drogas para provocar o aborto cometem assassinatos, e terão que prestar contas a Deus pelo aborto, então sob que princípio deveríamos nós cometer assassinato? Pois não pertence à mesma pessoa considerar o próprio feto no útero como um ser criado e, portanto, um objecto do cuidado de Deus, e quando passou para a vida, matá-lo ...»

     Um académico, filósofo, do século II, convertido ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, não hesita em usar a "indiscutível posição bíblica contra o aborto" para demonstrar que os Cristãos não são sanguinários nem assassinos.

     Passados XIX séculos após Atenágoras, há milhares e milhares que se dizem Cristãos defendendo a prática do aborto. Decerto que são “Cristãos” de outra natureza; decerto que não são verdadeiramente Cristãos.

Sermões e Estudos

José Carvalho
Influenciados

Sermão proferido por José Carvalho em 14 de julho de 2019

David Gomes
Escapando de Emaús

Sermão proferido por David Gomes em 07 de julho de 2019

Carlos Oliveira
Maldição hereditária

Sermão proferido por Carlos Oliveira em 30 de junho de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:18 em 10 de julho de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário