Mundanismo - a visão que escapa a muitos

 

1872 neander general history 1 f92cab30227d5046e5fbf107666bd98e

 

     O seguinte trecho da História da Igreja de Neander pode ser útil para aqueles que acham que os prazeres do mundo estão a roubar-lhes a sua alegria em Cristo.

      "Uma condenação foi passada a todas as exibições públicas daquele período - nas pantominas, nos dramas, nas corridas de carros e a pé e nas várias diversões de circo e teatro. Tal era a predileção predominante e apaixonada dos romanos naquela época pelos entretenimentos teatrais, que um homem era logo visto como Cristão simplesmente por se ausentar completamente do teatro. Os espetáculos teatrais eram considerados como um apêndice da idolatria, em virtude da sua origem nos ritos pagãos, e da sua ligação a muitos dos festivais pagãos. Entre a pompa da idolatria ou a adoração demoníaca que os cristãos, quando alistados nas fileiras como soldados Cristãos, eram obrigados a renunciar …, estavam particularmente incluídos estes espetáculos. Além disso, muita coisa ocorria neles, que era revoltante para os sentimentos morais e decência dos cristãos; e, mesmo que não fosse esse o caso, o desperdício de horas inteiras passadas em simples tolices, o espírito profano que reinava naqueles ajuntamentos, o alvoroço selvagem da multidão congregada, ainda parecia inadequado para a seriedade sagrada do caráter sacerdotal do Cristão. Os Cristãos, na verdade, consideravam-se como sacerdotes que tinham consagrado toda a sua vida a Deus, como templos do Espírito Santo; tudo o que, portanto, fosse separado deste Espírito, que fazia neles habitação e para o Qual ele deveriam manter os seus corações sempre prontos, deveria ser evitado. 'Deus ordenou,' diz Tertuliano, 'que o Espírito Santo, como um espírito essencialmente delicado e nobre, seja cuidado com imperturbabilidade e amabilidade, com quietude e paz; que não seja perturbado por paixão, fúria, raiva e emoções de dor violenta.' Como pode um tal Espírito integrar tais espetáculos? Pois nenhum espetáculo acontece sem alguma agitação violenta das paixões. Ninguém que vai à peça pensa em outra coisa senão ver e ser visto. Será possível, ouvindo a declamação do ator, pensar na sentença de um profeta, ou no meio da canção de um eunuco meditar num Salmo? Se todo o tipo de imodéstia é abominável, como podemos nos permitir ouvir aquilo que nós não ousamos falar, pois sabemos que toda palavra ociosa e inútil é condenada por nosso Senhor?"

     O acima é citado de História da Igreja de Neander, Volume 1, páginas 365-366, e é submetido por Donald B. Moffatt.     

neander a

     Johann August Wilhelm Neander pertencia a uma família judia e originalmente tinha o nome de David Mendel. Ele mudou seu nome para Neander quando se tornou cristão em 1806. Luterano alemão, estudou com F D. Schleiermacher (1768-1834) em Berlim, mas logo mudou o seu interesse da teologia especulativa para a história da igreja.

Sermões e Estudos

Marcos Roque 24MAR19
O todo é maior que a soma das partes!

Sermão proferido por Marcos Roque em 24 de março de 2019

David Gomes 17MAR19
Uma vida sem stress

Sermão proferido por David Gomes em 17 de março de 2019

Miguel Barreira 10MAR2019
Inferno

Sermão proferido por Miguel Barreira em 10 de março de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:13,14 em 20 de março de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário