Devemos memorizar as Escrituras?

Billy Graham

 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Ouço pregadores dizerem que devemos memorizar as Escrituras. Onde é que a Bíblia diz isso? Memorizar exige muito esforço e traz poucos benefícios. — M. D.

Resposta: A Bíblia diz: «Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti» (Salmo 119:11).

    Satanás é aquele que mais desanima e não quer que leiamos ou memorizemos as Escrituras, porque elas são a Palavra de Deus. Quando examinamos a Bíblia, irritamos Satanás, e ele desencadeia todas as suas armas secretas. Quando as almas abandonam o seu domínio e se juntam à família de Deus, o diabo não fica satisfeito. Mas podemos vencer tudo aquilo que ele lança contra nós com a arma que Deus nos proporcionou: a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.

     Temos de nos impregnar da Sua verdade. Devemos ler e pedir a Deus que o Seu Espírito esclareça aquilo que estamos a ler. As Escrituras são a maior fonte de esperança que encontraremos neste mundo sem esperança.

     Temos de nos comprometer a guardar a Palavra de Deus na nossa mente e no nosso coração. Quando pedimos a Deus que remova as distrações, para que possamos memorizar partes das Escrituras, devemos acreditar que Ele nos capacitará a fazê-lo, pois este tipo de oração agrada-Lhe. É útil imprimir essas passagens das Escrituras em pequenos cartões e levá-los connosco durante o dia, consultando-os frequentemente. O Espírito de Deus usa a Palavra de Deus para formar o filho de Deus. A Bíblia diz: «Bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus» (Lucas 11:28) e a põem em prática.

     A nossa vida espiritual precisa de alimento. Cristo é o Pão da Vida para as nossas almas famintas e a Água da Vida para os nossos corações sedentos. Deus abençoa aqueles que O buscam.

- Billy Graham

 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
 
 
 

 

Sermões e Estudos

Paulo Ferreira 27SET26
O que fica

Tema abordado por Paulo Ferreira em 27 de setembro de 2026

Carlos Oliveira 25SET26
A fábula, ou apólogo, da morte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 25 de setembro de 2026

Peter Cerqueira 23SET26
Alianças bíblicas versus Aliancismo (Parte 6)

Tema abordado por Peter Cerqueira em 23 de setembro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:8

Estudo realizado em 02 de setembro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário