Qual é a base da disciplina parental?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Somos pais recentes e ambos crescemos em lares onde a disciplina fazia parte do quotidiano. Não era abuso, mas correcção. No entanto, não queremos que os nossos filhos cresçam a viver com uma lista de regras. Os nossos pais dizem-nos que nos arrependeremos se pusermos a disciplina de lado. Qual é, afinal, a base da disciplina parental? – P.P.
Resposta: Tal como uma criança precisa de ser corrigida, também os filhos de Deus precisam de correcção. As Escrituras dizem: “E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho Meu, não desprezes a correcção do Senhor, e não desmaies quando por Ele fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correcção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?(…) E, na verdade, toda a correcção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.” (Hebreus 12:5–7, 11).
Imaginemos se todos ignorássemos as leis de trânsito. Mereceríamos uma multa ou até uma detenção! Que bom pai deixaria de dar orientação e disciplina? Devemos instruir os nossos filhos no caminho em que devem andar. Se negligenciarmos essas responsabilidades, sofreremos as consequências — talvez não de imediato, mas mais tarde.
Devemos disciplinar-nos a nós próprios para permanecermos próximos do Senhor e ensinar os nossos filhos a honrar os seus pais, pois isso é um mandamento de Deus. Só Ele é a nossa segurança, e devemos considerar tudo com alegria, sabendo que Deus Se importa connosco ao ponto de nos corrigir segundo a Sua sabedoria e amor.
Ser pai ou mãe é a responsabilidade mais importante que a maioria de nós alguma vez enfrentará, e nenhum de nós a desempenha de forma perfeita. Orai para que o Senhor vos conceda sabedoria, enquanto manifestais um amor firme e um amor misericordioso.
- Billy Graham



