A Bíblia adverte contra aqueles que fazem previsões?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Um amigo meu (que vim a descobrir que afinal não era amigo nenhum) convenceu-me, de forma enganosa, a investir algum dinheiro (não tenho muito) num sítio da Internet sobre previsão de tendências. Perdi as minhas parcas poupanças e não posso culpar ninguém senão a mim próprio. A Bíblia adverte contra aqueles que fazem previsões? — C.S.
Resposta: Só Deus conhece o futuro. É perigoso as pessoas envolverem-se em qualquer esquema que alegue ter conhecimento do futuro. No melhor dos casos, tais esquemas não passam de meras conjecturas; no pior, podem estar ligados a práticas ocultistas perigosas. A Bíblia adverte claramente contra estas coisas (ver Deuteronómio 18:9–13).
É sábio analisar honestamente por que razão uma pessoa deseja prever o futuro. Escolher fascínios em vez da realidade pode ser prejudicial. A maior descoberta que a humanidade alguma vez pode fazer na vida não é alguma suposta “verdade” acerca do futuro, mas a alegria de estar em paz com Deus. Deus ama a Sua criação e deseja que cada homem, mulher e criança venha a conhecê-Lo de forma pessoal, pois isso conduz ao único futuro que realmente vale a pena viver — conhecer Cristo.
Podemos não saber tudo o que Deus tem reservado para nós, mas quando temos a certeza de que Lhe pertencemos e de que Ele cuida do nosso futuro, isso traz paz ao nosso coração. Deus é o único que detém o controlo absoluto e, por causa desta verdade — e para aqueles que sabem, sem sombra de dúvida, que isto é absoluto — não precisamos de temer o futuro.
A Bíblia diz: “… Se Deus é por nós, quem será contra nós? … Porque estou certo de que,… nem o presente, nem o porvir,… nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8:31, 38–39).
- Billy Graham



