O comportamento dos Cristãos não devia ser diferente?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Faço trabalho voluntário juntamente com muitos outros que dizem ser Cristãos, mas a sua linguagem e o seu sentido de humor certamente não o refletem. Será que Deus ignora essas coisas? A expressão bíblica “pelos seus frutos os conhecereis” significa, para muitos, alimentar os famintos e ajudar os pobres, enquanto se comportam de formas que desonram Cristo. Muitos grupos seculares fazem trabalho humanitário em todo o mundo — eu sei, porque também já os ajudei. Mas o comportamento dos Cristãos não devia ser diferente? — F. H.
Resposta: O comportamento de um Cristão manifesta-se de muitas maneiras: nas coisas que diz, bem como nas que não diz; nas coisas que faz, bem como nas que não faz. Embora o Cristianismo não seja, essencialmente, uma questão de exterioridades, manifesta-se em conversas, hábitos, recreações, prioridades e ambições.
Um Cristão deve examinar o seu coração: A minha conversa honra Cristo? Os meus hábitos são daqueles que Ele aprova? O meu tempo de lazer é gasto de forma que Ele possa participar com a Sua presença? As pessoas conseguem perceber, pelo meu apego às coisas materiais, se o meu coração está posto nas coisas do alto, ou se estou preso a este mundo? Veem em mim uma ambição por posição e prestígio que esteja de acordo com a de um verdadeiro Cristão?
A Bíblia declara: “Pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:20).
O mundo não tem muito respeito por aqueles que afirmam ser Cristãos mas vivem como hipócritas, cuja profissão de fé não é sincera. A Bíblia ensina que a fé se manifesta de três formas: na doutrina (o que cremos), na adoração (a nossa comunhão com Deus) e na moralidade (a maneira como vivemos e nos comportamos).
A Bíblia diz: “Milita a boa milícia da fé; toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” (1 Timóteo 6:12).
- Billy Graham



