Porque é que as pessoas apontam sempre o sofrimento de Job como motivo para doenças e tempos difíceis?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Porque é que as pessoas apontam sempre para o sofrimento de Job como motivo para doenças e tempos difíceis? – J.P.
Resposta: O livro de Job não se propõe responder ao problema do sofrimento, mas proclamar um Deus tão grande que não é necessária qualquer resposta.
O campo de provas de Deus surge quando surgem problemas e os motivos malignos começam a vir ao de cima nas nossas vidas. Quando estamos num lago onde a água é calma e límpida, com ondas de luz arco-íris deslumbram à superfície, tudo tem um ar de paz e beleza. Mas espere que os ventos se levantem, as nuvens se abram e a água se agite, trazendo à tona os restos de terra e lodo do fundo. Assim acontece com as nossas vidas. Quando uma calamidade nos atinge, podem começar a surgir pensamentos difíceis sobre Deus. Se Deus é tão amoroso e sábio, porque é que Ele permitiu que isso acontecesse?
Um servo de Deus disse um dia: “As aflições extraordinárias nem sempre são o castigo por pecados extraordinários, mas são por vezes a prova de graças extraordinárias. Deus tem muitos instrumentos cortantes e limas ásperas para polir as Suas jóias; e naqueles que Ele ama especialmente e pretende tornar mais resplandecentes, Ele [tem usado] a Sua ferramenta [com muita frequência].”
O mundo de Job desabou ao seu redor; os seus bens foram destruídos, os seus filhos foram mortos e foi acometido de furúnculos dolorosos desde o topo da cabeça até à planta dos pés. O que fez ele para merecer estas calamidades? Estava escrito que ele era um homem irrepreensível - “sincero, recto e temente a Deus; e desviava-se do mal.” (Jó 1:1) Perante o desejo de Satanás de tentar Job para amaldiçoar Deus, o Senhor exaltou Job e restaurou-lhe a sua saúde, riqueza e favor entre as pessoas. No meio do desastre pessoal, Job proclamou: “O meu Redentor vive” (Job 19:25), e este testemunho fiel deu às pessoas a esperança de que Deus resgata e salva!
- Billy Graham