Como posso reconciliar-me com a minha atitude passada em relação aos meus falecidos pais?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Eu fui muito crítico com os meus pais. Nunca pensei que tivessem tomado boas decisões em relação a nós, filhos, e senti que sempre tiveram os seus melhores interesses em mente – não os nossos. Agora sou pai e tenho vergonha de dizer o quão errado estive todos estes anos. Infelizmente, os meus pais já partiram e não tenho oportunidade de lhes pedir perdão e expressar a minha gratidão pelo seu amor incondicional. Penso que vou lamentar o resto da minha vida, esperando que os meus filhos sejam mais compreensivos comigo do que eu fui com a minha mãe e o meu pai. – R.S.
Resposta: É muito significativo que Deus tenha colocado o jovem Jesus numa família. Deus sabia que, com o amor e a orientação de Maria e José, o Seu Filho cresceria “em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” (Lucas 2:52)
Isso também deveria acontecer nas nossas famílias. Os pais recebem o privilégio e a responsabilidade de ensinar os seus filhos sobre Deus e ajudá-los a tornarem-se sábios nos Seus caminhos. No entanto, nós, pais, muitas vezes não conseguimos atingir o propósito de Deus. Quando isto acontece, os nossos filhos podem ficar zangados e amargurados, atacando-nos pelas mágoas que supostamente causamos.
Muitas pessoas permitem que a raiva e a amargura envenenem a relação entre pais e filhos. Muitos têm dificuldade em abdicar de coisas, muitas vezes pequenas, que impedem o crescimento do que poderiam ser relações saudáveis.
Quando for possível pedir perdão, devemos fazê-lo. Quando a oportunidade passar, pelo menos agradeça ao Senhor por tê-la trazido à mente e ajudado a resolver estas hostilidades internas. Podemos pedir a Deus que nos ajude a aprender com o nosso passado. Ao confiarmos n’Ele e ao sermos obedientes às Suas verdades, podemos aprender sabedoria paraa educação dos filhos que exemplifique os atributos de Cristo (mostrar graça, misericórdia e amor aos filhos com que Ele nos abençoou na vida).
- Billy Graham