É aceitável que os historiadores liberais pintem a herança americana como uma mentira?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: É interessante notar que não só os historiadores liberais estão a tentar pintar a herança americana como uma mentira, enquanto procuram reescrever a história da forma que querem que ela seja, como até os apresentadores de programas de rádio estão a tentar desmantelar a herança da nossa fé e a força que ela deu aos primeiros colonizadores desta nação. Já ouvi coisas horríveis sobre os puritanos — coisas que nunca ouvi antes e que certamente contaminam as mentes jovens que nada sabem sobre as provações que suportaram pela fé. Isto é pura mentira e engano, mas estão a conseguir escapar impunes. – D.H.
Resposta: O grande pregador americano do século XVIII, Jonathan Edwards, escreveu isto sobre os puritanos que se estabeleceram na América: “A prática da religião não é apenas o seu negócio em certas épocas, mas o negócio das suas vidas”.
Os puritanos estavam prontos para ordenar a sua vida pessoal, culto, igreja, negócios, visões políticas e até mesmo recreação de acordo com os mandamentos da Bíblia. Que contraste entre a conduta daqueles primeiros Cristãos e a permissividade dos nossos dias!
Hoje em dia, milhões de pessoas desejam gratificação instantânea. O mundo inteiro parece voltado para o prazer, e há uma preocupação alarmante consigo próprio. Quando as nações ou os indivíduos vivem apenas para o prazer, começam a morrer moral e espiritualmente, alheios à vontade de Deus e desdenhosos do Seu julgamento. Os puritanos sabiam que a vida de fé era uma luta. Sabiam também que o pecado é uma realidade obstinada e que os crentes não são imunes à aflição, à pobreza e ao sofrimento. Ainda assim, perseveraram na sua fé. Tal como estes nossos antepassados espirituais, pode dizer-se de nós que a nossa fé é “o negócio das [nossas] vidas”. Devemos manter a fé e não recuar!
- Billy Graham