Como posso superar a minha depressão?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Tenho vergonha de dizer que embora saiba que estou salvo e vou para o Céu, há dias em que fico deprimido e incerto quanto ao futuro. Um amigo meu diz-me que sou inconstante, mas não quero ser, porque sei que o meu futuro está garantido. Como posso ultrapassar este dilema? – F.F.
Resposta: É incrível a rapidez com que os nossos sentimentos podem mudar. Um dia podemos estar a sorrir porque fomos elogiados por uma boa ação. No dia seguinte, podemos ficar magoados porque um amigo disse algo desagradável sobre nós ou a nós. Depois, antes que nos apercebamos, voltamos a sentir-nos no topo do mundo depois de experimentarmos algo bem-sucedido.
É bom que, quando se trata do ser salvo, não confiemos nos nossos sentimentos de altos e baixos. Apenas os factos importam – o facto de o Senhor Jesus Cristo ter morrido pelos nossos pecados e ressuscitado, e o facto de que se cremos n’Ele, temos a promessa de Ele nos perdoar e salvar. A Bíblia diz: “… Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em Seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida…” (1 João 5:11–12).
Deus não pode mentir. Os nossos sentimentos mentir-nos-ão, e Satanás poderá até usá-los para nos levar a pensar que Deus nos deixou sós. Mas devemos recordar sempre o que o Senhor disse sobre Satanás: “Não há verdade nele. …[Ele] é mentiroso, e pai da mentira” (João 8:44).
Como é maravilhoso saber que a nossa fé se baseia na verdade de Deus e não nos nossos sentimentos. Precisamos de estar perto d’Ele, ler a Sua Palavra, ter comunhão com Ele através da oração e agradecer-Lhe por fortalecer a nossa fé.
- Billy Graham