Porque é que os nossos filhos se recusam a transmitir o que aprenderam?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Os meus filhos são contra eles ensinarem aos seus filhos a importância destes ganharem uma mesada e afirmam que se os pais amarem os seus filhos, quererão dar-lhes o que eles querem e precisam. Certamente não foi assim que ensinamos aos nossos filhos; por que razão se recusam a transmitir o que aprenderam? – P.R.
Resposta: Cada geração deve aprender o que é certo e o que é errado. Esse ensino não pode ser deixado à sociedade. É por isso que o lar é tão importante. Há muitos anos, uma estrela de cinema de Hollywood estava desanimada porque o seu filho se tinha revoltado apesar de ter recebido tudo. O pai lamentava-se ao repetiu o diálogo.
O seu filho disse-lhe: “Pai, eu odeio-te e quero que saibas porquê. Cresci sem nunca ter aprendido a responsabilidade de ter de trabalhar para viver, de ter de pagar contas ou de aprender como enfrentar a vida. Nunca trabalhei em menino. Deste-me tudo numa bandeja de prata. Suponho que deveria agradecer-te por teres tornado tudo mais fácil, mas tornaste a minha vida insuportável como adulto. Nunca aprendi a seguir o meu próprio caminho como tu aprendeste quando eras jovem. Recordar-me-ei sempre de ti a falar sobre a Grande Depressão, a guerra e as lutas que os teus pais tiveram para sobreviver. Porque é que não te preocupaste o suficiente para me ensinares o que aprendeste?
Trata-se um comentário triste, mas repetido continuamente. Intensifica-se em cada geração que passa.
A Bíblia diz-nos para ensinarmos os nossos filhos no caminho que devem seguir (ver Provérbios 22:6). As Escrituras são o melhor recurso para ensinar as crianças sobre a vida. A formação é uma preparação para o futuro. Os pais devem munir os filhos com a verdade da Palavra de Deus (ver Deuteronómio 6:5–9).
- Billy Graham