Não é tudo uma questão de ter fé em Deus?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: A minha vocação é na área de cuidados de conforto e, como Cristão, isto dá-me uma oportunidade maravilhosa de ser testemunha de Cristo. Alguns pacientes ficam muito desanimados nos últimos dias e outros estão cheios de alegria. É difícil expressar as emoções em palavras que tragam conforto, mas não se trata simplesmente de ter fé em Deus? – E.L.
Resposta: Grandes versículos de esperança saltam da Bíblia para trazer paz e até alegria. Existe uma esperança última e justificável para o Cristão. O enlutado sabe quando está a chegar ao estágio de reconstrução do processo de luto quando, aos poucos, a esperança se torna mais realidade. As memórias tornam-se mais doces e menos dolorosas. O riso é genuíno, em vez de forçado.
É difícil compreender como alguém supera as emoções profundas e agonizantes da perda de alguém muito próximo e querido sem a mão sustentadora de Deus. Podemos ajudar-nos em períodos de tristeza, pânico ou medo, crendo nas promessas de Deus. Ele disse-nos que estará sempre connosco e nunca nos deixará ou nos abandonará (ver Hebreus 13:5). É por isso que somos instruídos a entregar ao Senhor todos os nossos cuidados e preocupações.
O profeta Miquéias escreveu: (Miquéias 7:8). A base desta esperança encontra-se em 1 Tessalonicenses 4:14 e em muitas outras passagens bíblicas. O Senhor Jesus Cristo morreu e ressuscitou para nos trazer a Ele por intermédio da salvação, do perdão dos pecados.
Não há conforto maior do que aquele oferecido pelas promessas que o Deus do universo nos dá. Qualquer pessoa que passe por qualquer experiência de luto intenso torna-se ou mais forte ou mais fraca e, em última análise, cada pessoa escolhe o que será. A fé leva-nos para além dos nossos problemas para a esperança que temos em Cristo.
- Billy Graham
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)