O mundanismo é constituído pelos prazeres do mundo?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: A minha avó está constantemente a falar sobre mundanismo e estou convencido de que ela acha que ninguém se deve divertir; no entanto, ela é uma avó maravilhosa que investiu muito em mim e nas pessoas da sua proximidade. Ela diz que o mundanismo é feito dos prazeres do mundo. Não tenho a certeza que tal seja tão relevante. – S. R.
Resposta: Mundanismo é um termo que já não se usa muito, mas, não obstante, é mal compreendido. Embora certos elementos da vida diária não sejam pecaminosos em si mesmos, muitos deles, se abusados, podem conduzir ao pecado. Abuso significa literalmente “uso excessivo” ou “mau uso” de coisas lícitas, que acabam por se tornar pecado.
O mundanismo não está confinado a nenhum grupo, atividade ou circunstância da vida em particular. Mas o mundanismo é um espírito, uma atmosfera, uma influência que permeia toda a vida na sociedade humana, e precisa de ser evitado constante e vigorosamente. A Bíblia diz: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há” (1 João 2:15). Também adverte que o mundo passará, mas que aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (ver 1 João 2:17).
A nossa ocupação diária, leitura, roupas, amizades e outros elementos semelhantes da vida são todos legítimos e necessários - mas podem facilmente tornar-se ilegítimos, prejudiciais e desnecessários. Ganhar dinheiro é necessário para a vida diária, mas pode degenerar em amor ao próprio dinheiro, e então o engano das riquezas entra e estraga a nossa vida espiritual.
Tomar uma posição por Cristo não significa que na sociedade nos tornamos snobes, ou temos um complexo de superioridade, pois nesse caso correríamos o risco de orgulho espiritual (o que seria muito pior do que mundanismo). Mas hoje há tantos cristãos professos que andam de mãos dadas com o mundo, que se torna difícil ver a diferença entre o Cristão e a pessoa do mundo. As nossas vidas devem deixar claro a quem servimos!
- Billy Graham
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)