Porque a Bíblia instrui os crentes a examinarem-se?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Porque é que a Bíblia instrui os crentes a examinarem-se, e isso é algo que devemos fazer publicamente ou em particular? – R. L.
Resposta: As Escrituras dizem-nos para nos reconciliarmos com Deus (2 Coríntios 5:18–20) e a alegria da salvação será um facto. Depois a Bíblia diz para nos examinarmos a nós mesmos (2 Coríntios 13:5). Deus mostrar-nos-á onde estamos errados e o que está a bloquear a alegria que devemos experimentar como Cristãos.
Pode ser malícia, rancor, ciúme ou ódio; podemos guardar rancor contra alguém e ter atitudes implacáveis. Talvez sejamos muito facilmente ofendidos ou podemos ficar inchados de orgulho. Desonestidade, maledicência, linguarice, crítica, preocupação, pensamentos lascivos, incredulidade, falta de oração, negligência da Palavra de Deus – qualquer uma dessas coisas pode impedir que a alegria da salvação cresça nas nossas almas, impedindo que o Espírito Santo tome posse das nossas vidas. Muitas destas coisas podem ser escondidas da vista dos homens, mas nunca de Deus.
Quando confessamos estas coisas pelo nome, este é o primeiro passo para a vitória. Não devemos dizer: “Senhor, perdoa os meus pecados”. Definamo-los porque Deus já sabe. Devemos pedir-Lhe que nos dê o poder e a força para vencer. Devemos crer na Sua palavra. “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas, fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis …” (1 Coríntios 10:13).
Existem certos pecados que foram cometidos somente contra Deus. Isso requer confissão privada. Ninguém, exceto Deus, precisa de saber a esse respeito. É um assunto de família, apenas entre si e Ele. Existem outros pecados que foram cometidos contra outra pessoa. Tal transgressão deve ser confessada não apenas a Deus, mas também a quem foi injustiçado. Nunca haverá paz até que a confissão seja feita e o perdão solicitado (Cf. Mat. 5:23,24).
- Billy Graham
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)