A pressão dos colegas pode ser mais forte do que qualquer outra tentação?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaNão vejo o que há de tão mau em sair com os meus amigos, mas a minha mãe continua a dizer-me para não seguir a multidão e diz que a pressão dos colegas pode ser mais forte do que qualquer outra tentação. Isso é realmente verdade? – C. P.

Resposta: Tem fascinado as pessoas descobrir a força de dois ímãs colocados a uma curta distância e fazendo-os mover na direção um do outro. Um ímã atrairá o outro para mais perto até aderirem, dificultando depois a separação.

     A pressão dos colegas pode ter o mesmo efeito que um ímã. Quanto mais nos aproximamos da tentação, maior a probabilidade de sermos puxados na sua direção. Querer ser aceite pela multidão errada pode levar-nos à tentação e, por fim, ao pecado. A Bíblia diz: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas, fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes, com a tentação, dará também o escape, para que a possais suportar” (1 Coríntios 10:13). A Bíblia diz para fugirmos – ficarmos longe da tentação.

     A história bíblica de José é frequentemente citada quando as conversas giram em torno do lidar com a pressão dos colegas. Quando este jovem foi tentado pela esposa do seu amo, ele disse: “Como, pois, faria eu este tamanho mal, e pecaria contra Deus?” (Génesis 39:9). Esta é a chave. José reconheceu a tentação e fugiu para não desonrar o Deus que servia. A sua mente estava em Deus! Foi isso que deu forças a José para fugir, e a Bíblia diz: “O Senhor estava com [José]” (Génesis 39:3). Se orarmos para não cairmos em tentação (Lucas 22:40), o Senhor capacitar-nos-á para a detetarmos e fugirmos. É importante pensar claramente sobre os amigos que mantemos, as multidões que seguimos e para onde elas nos conduzem.

- Billy Graham

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário