Qual é a principal responsabilidade dos pais?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Uma vizinha minha afirma que a principal responsabilidade dos pais é providenciar abrigo e comida. Ela diz que eu deveria seguir a minha carreira em vez de ser uma mera mãe dona de casa. Estou em grande conflito. - C.M.
Resposta: A paternidade é mais do que satisfazer as necessidades físicas – a própria natureza ensina isso. Os pais são igualmente responsáveis pelo crescimento espiritual dos seus filhos. As Escrituras, que Deus pretende que todos obedeçam, dizem: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás aos teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais da tua casa, e nas tuas portas” (Deuteronómio 6:6-9).
As igrejas e escolas certamente que podem reforçar essas verdades maravilhosas, mas a responsabilidade recai sobre os pais que trouxeram os seus filhos à vida e têm o maior amor por eles. A instrução verbal deve ser acompanhada pelo exemplo. Se os filhos ouvirem os pais falarem sobre honestidade, mas não a conseguirem ver vivida neles, essa inconsistência causará grande dano.
“O problema com os pais”, disse certa vez um adolescente, “é que, quando os entendes, já estás demasiado velho para mudar!” Isso faz-nos sorrir, mas a verdade é que as mães e os pais não têm experiência de paternidade, e por isso é natural cometerem alguns erros. O importante é ensinar a Palavra de Deus e ser um exemplo consistente. Seja humilde diante do Senhor e peça a Sua sabedoria. Ore para que Deus possa coroar o seu lar com graça, amor e misericórdia, e ore diariamente a favor dos seus filhos pelo nome. O Senhor é grandemente exaltado quando a influência dos pais cristãos edifica um caráter piedoso nos seus filhos.
- Billy Graham
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)