O que significa “discípulo” na Bíblia?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: A palavra “discípulo”, hoje, significa geralmente que uma pessoa faz parte de uma seita. Mas quando usada na Bíblia a palavra significa outra coisa, não é? - D.F.

Resposta: As pessoas nos dias do Senhor Jesus Cristo sabiam o que a palavra “discípulo” significava. O mundo romano estava cheio de filósofos e professores que reuniam alunos ou seguidores ao seu redor, e esses seguidores eram chamados de “discípulos”. João Batista tinha um grupo de discípulos em torno de si, assim como os fariseus (um grupo de líderes religiosos). Mas o Senhor Jesus Cristo ampliou o seu significado ao dizer que todo aquele que realmente crê n’Ele é chamado a ser discípulo. “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam n’Ele: Se vós permanecerdes na Minha palavra, verdadeiramente sereis Meus discípulos” (João 8:31).

     O que é um discípulo? Primeiro, um discípulo é um aprendiz ou estudante. Os Doze a quem o Senhor Jesus Cristo chamou para serem Seus companheiros mais próximos estavam com Ele dia e noite. Eles tinham um relacionamento pessoal com Ele - andavam com Ele, comiam com Ele, partilhavam das suas conversas, observavam a maneira como Ele vivia, ouviam-No pregar às multidões. Mas eles não seguian o Senhor Jesus Cristo apenas para desfrutar da Sua presença. Como discípulos do Senhor Jesus Cristo, eles tinham um propósito: aprender d’Ele - absorver o Seu ensino, aprender com o Seu exemplo, até mesmo tirando proveito das Suas repreensões. E isso foi verdade para todos os Seus discípulos, não apenas os Doze. Ser discípulo é ser aprendiz.

     O que nos impede de ser o tipo certo de discípulo? Um fator pode ser preguiça (ou falta de disciplina). Ou podemos não perceber o quanto precisamos de saber e de ser guiados pela verdade de Deus. O salmista estava certo quando escreveu que as palavras de Deus dão luz e entendimento (ver Salmo 119:130).

     A nossa jornada pela vida está cheia de todos os tipos de armadilhas e tentações e, a menos que permitamos que a nossa mente e coração sejam moldados pela verdade de Cristo, corremos o risco de cair em todo o tipo de erros e perigos.

- Billy Graham

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário