Será correto os meus amigos estarem a abandonar-me enquanto faço luto pela morte do meu marido?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Os meus amigos estão a abandonar-me enquanto faço luto pela morte do meu marido, dizendo que é hora de seguir em frente. Tal parece severo. - M.D.

Resposta: O luto vem com muitas perdas. Seja em que circunstância for, o luto bate à porta de todos nós. Só precisamos de abrir os nossos corações para nos apercebermos dos que têm corações enlutados - pois há muitos mais também a sofrer. O luto que não recebe tratamento adequado pode fazer com que percamos a nossa perspectiva da vida.

     Depois de uma perda pessoal, as pessoas pensam que nada parece igual. A comida perde o sabor, a música parece vazia, e nada satisfaz. As lágrimas vêm em momentos estranhos. Muitas vezes, quem faz luto profundo magoa-se com os que querem juntar os cacos e ajudá-los a seguir em frente. Nesses períodos, os amigos parecem insensíveis e descuidados.

     Não tem que se envergonhar do luto, mas não tem que permanecer nesse estado. Permanecer aí desgasta emocional, física e espiritualmente. A fé em Jesus Cristo - o Deus de todo o conforto -  dá-nos o poder para passar pelo sofrimento. O luto volta-nos para dentro de nós, mas a compaixão volta-nos para fora de nós, e é disso que precisamos quando o luto nos ameaça esmagar. A Bíblia diz-nos para levarmos os fardos uns dos outros (Gálatas 6:2). Procure outros para consolar.

     Jesus não era indiferente ao luto. O Antigo Testamento prefigura-O como um Homem de dores e que conhece o sofrimento (Isaías 53:3-4). É por isso que Ele veio viver entre a humanidade; para se relacionar conosco no nosso sofrimento e dor, trazendo novamente alegria às nossas almas. Sem o apoio da mão de Deus, é difícil alguém derrotar a dor. Porém, Jesus venceu tudo o que conduz á dor até da própria morte e capacita-nos conseguir o mesmo. Nós somos instruídos a entregar-Lhe todos os nossos cuidados e preocupações. O profeta Miqueias escreveu: “… se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz” (Miquéias 7:8).

- Billy Graham

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

Fernando Quental
Para a glória de Deus

Tema abordado por Fernando Quental em 09 de maio de 2021

Carlos Oliveira
Nem tudo é o que parece

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de maio de 2021

Alberto Veríssimo
Crer é poder

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 02 de maio de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:22 em 05 de maio de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário