O que a Bíblia ensina sobre a tentação?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: A tentação é algo preocupante. O que a Bíblia ensina sobre a mesma? - T.T.
Resposta: A tentação é exatamente a mesma para nós que foi para Adão e Eva no jardim do Éden. E Satanás também nos tenta da mesma forma que tentou Jesus - por meio “da concupiscência da carne, da concupiscência dos olhos e da soberba da vida” (1 João 2:16). A tentativa de Satanás fracassou.
Não é pecado ser tentado, pois todos são tentados. O diabo tenta, mas ele só pode tentá-lo na medida em que Deus permite - e Deus fornece sempre uma maneira de escapar (1 Coríntios 10:13). Pecado é ceder à tentação em vez de buscar o poder de Deus para escapar.
Quando enfrentar a tentação, siga o exemplo de Jesus. Satanás dirá: “Se te curvares diante de mim por um momento, o dinheiro, a fama, o negócio, o sucesso e o poder serão teus." Mas faça o que Jesus fez. Jesus não discutiu com Satanás; Jesus não debateu com ele; Jesus não racionalizou. Em vez disso, Ele respondeu: "Está escrito ..." Jesus respondeu à tentação do inimigo com a simples, mas forte verdade da Palavra de Deus, as Escrituras. Faça o mesmo hoje - e sempre.
A Bíblia diz-nos para estarmos alerta, pois Satanás está sempre à procura de uma maneira de nos prender. “… O pecado faz à porta. E sobre ti será o seu desejo será, mas sobre ele deves governar” (Génesis 4:7). Como podemos governá-lo? Mantendo os nossos olhos no Senhor Jesus Cristo. Mantendo o nosso coração livre das coisas que nos podem levar à tentação. Não caia na armadilha, mas use o poder que Deus concede àqueles cujos corações estão voltados para Ele. “Disponde, pois, agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus” (1 Crónicas 22:19).
- Billy Graham
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)