Porque se opõem os Cristãos ao “direito de morrer”?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Porque é que os Cristãos se opõem a que as pessoas tirem a sua própria vida com as suas próprias mãos no debate sobre o “direito de morrer”? - R.D.

Resposta: Hoje, com a capacidade de prolongar a vida, todos provavelmente terão que enfrentar o problema de viver com “tempo emprestado”. O “direito de morrer” juntou-se à questão do aborto como uma das preocupações mais vitais e complicadas do nosso termpo.

     Sempre houve “tempo de nascer e tempo de morrer” (Eclesiastes 3:2). De alguma forma, confundimos o direito de morrer com o tema da eutanásia (o assassinato deliberado de quem está a sofrer). Não é a mesma coisa. O "direito de morrer" é definido como o direito do indivíduo determinar se medidas incomuns ou "heróicas" devem ser tomadas, normalmente envolvendo meios caros e mecânicos de suporte de vida, para prolongar a vida nos casos em que a morte é quase certamente inevitável. A vida é sagrada e foi-nos dada por Deus; por essa razão, nunca devemos tolerar a morte deliberada e não natural. Esta é a principal razão pela qual a maioria dos Cristãos que levam a Bíblia a sério se opõe ao aborto e à eutanásia.

     Ao mesmo tempo, permitir que o processo natural da morte siga seu curso não é necessariamente errado, quando a vida só pode ser sustentada por medidas médicas extremas. Existe uma diferença entre o prolongamento da vida e o adiamento da morte. Ao ficar ao lado do leito de alguém que tem tubos que sustentam a vida que se intrometem em muitas partes da anatomia, podemos entender como o tratamento médico humano pode ser visto como desumano. Quando o tratamento de humanos se torna, em todas as aparências, desumano, a maioria de nós deseja o direito de recusar tal tratamento. Consolamo-nos com Jó 12:10, que diz, “Que está na Sua mão a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda carne humana” Sim, está somente em Deus, pois o nosso próprio fôlego vem d’Ele.

- Billy Graham

 

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Simões 14ABR24
As minhas travessuras

Tema abordado por Carlos Simões em 14 de abril de 2024

Carlos Oliveira 12 ABR24
O teu progenitor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de abril de 2024

CMO&NANDO 07ABR24
A idade desta igreja

Tema abordado por CMO e Fernando Quental em 07 de abril de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia: Isaías 28-66

Estudo realizado por David Gomes em 17 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário