É possível ser simultaneamente orgulhoso e humilde?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Um amigo meu diz que ele é orgulhoso e humilde. É possível ser simultaneamente as duas coisas? - P.H.
Resposta: Provérbios, o livro da sabedoria diz que “a gente soberba acaba sempre por cair na vergonha” (Provérbios 11:2, OL). Provérbios é um livrinho maravilhoso para ler diariamente. Existem trinta e um capítulos - um para cada dia do mês. Ensina o homem a conviver com os outros e a transbordar de sabedoria.
Um amigo de longa data chama a todos os dias do mês o seu provérbio correspondente. Nunca é o primeiro dia do mês, mas Dia de Provérbios 1. Em vez do dia 22 do mês, ela chama-o de Dia de Provérbios 22. Que pensamento edificante, começar cada dia com pepitas sábias da verdade da Palavra de Deus!
Ao Senhor agrada ver-nos andar pela Sua verdade. O oposto do orgulho é a humildade. Fofonias diz-nos para buscarmos o Senhor, a Sua justiça e humildade (Sofonias 2:3). Isso é difícil, especialmente no nosso mundo de hoje.
No mundo de hoje, a sociedade é egocêntrica. A cultura reclama: "Eu, me e mim!" Isso é perigoso e devemos estar alerta e policiar os nossos corações, pedindo a Deus que nos dê um sentimento de culpa quando estivermos com os olhos voltados para nós. O orgulho vem de olharmos apenas para nós mesmos; a mansidão surge quando olhamos para Deus. O pecado congrega tudo o que viola um Deus Santo e impede as almas de entrarem no maravilhoso lar eterno de Deus. Mas o orgulho é o motivo que desperta tudo o que é contra o Senhor, incluindo a mentira.
A Bíblia ensina que devemos ter mais consideração pelos outros do que por nós próprios (Filipenses 2:3). Tal torna-se muito difícil hoje em dia por causa de livros e seminários de autoajuda, anúncios e entretenimento que preenchem as nossas mentes com o reforço da nossa autoconfiança.
O orgulho dissipa-se quando nos comparamos com Deus. A humildade faz com que olhemos para os outros e, acima de tudo, para Deus.
- Billy Graham
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)