O que significa levar as cargas uns dos outros?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: O que significa “levai as cargas uns dos outros"? - B.B.

Resposta: Além de compartilharmos os nossos corações e os nossos ouvidos com alguém que sofre, quando podemos, os Cristãos revelam o seu amor ao Senhor estando prontos e dispostos a compartilhar os seus bens materiais e o seu tempo. Temos um bom exemplo disso na parábola do Bom Samaritano.

     Ao encontrar um homem roubado, espancado e deixado como morto, o Samaritano não prosseguiu rumo ao seu destino, nem simplesmente "relatou o acidente". Também não pagou a alguém para ir ao local e cuidar do homem. O próprio Samaritano envolveu-se.

     Ele ergueu com ternura o corpo ferido, colocando-o na sua montada e cautelosamente continuou a sua jornada para Jericó. Ao chegar à cidade, ele arranjou-lhe um alojamento. Durante a noite ele provavelmente cuidou do paciente, tratando com afeto as suas feridas. No dia seguinte, ele combinou com o estalajadeiro o pagamento de todas as dívidas financeiras que o homem ferido contraísse durante a sua recuperação.

     É assim que Deus quer que tratemos aqueles que sofrem. Gálatas 6:2 instrui-nos: "levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo". Todos fomos concebidos para podermos assumir o nosso próprio nível individual de responsabilidades e obrigações. Porém, quando o nosso fardo ultrapassa o ponto de ruptura, alguém vem e ajuda - e às vezes essa ajuda pode ser dada por meio da partilha do nosso tempo e bens materiais.

     Que Deus nos dê a sensibilidade para reconhecer essas necessidades nas pessoas que nos rodeiam. Apesar de a dor poder voltar-nos para dentro, a compaixão pelos outros deve voltar-nos para fora. Nós não somente levaremos de bom grado os fardos uns dos outros, como também levaremos as Boas Notícias do Evangelho de Jesus Cristo, que é o tomador final das cargas, pois as Escrituras dizem-nos que Ele toma o nosso sofrimento e carrega a nossa dor (Isaías 53:4, NTLH).

- Billy Graham

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

José Carvalho
Amor

Tema abordado por José Carvalho em 29 de novembro de 2020

Carlos Oliveira
A busca permanente

Tema abordado por Carlos Oliveira em 27 de novembro de 2020

David Gomes
Entre a espada e a parede

Tema abordado por David Gomes em 22 de novembro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:16 em 25 de novembro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário