Se a Palavra de Deus diz: “Não temas”, e ainda assim também diz: “Teme”, o que quer dizer?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Eu sou uma pessoa de fé, mas depois do que nós, como nação (e até mesmo o mundo inteiro) temos experimentado, eu tornei-me numa pessoa de medo. A Bíblia diz: “Não temas, porque estou contigo”. Mas a Bíblia também diz: “Teme ao Senhor”. Se a Palavra de Deus diz: “Não temas”, e ainda assim também diz: “Teme”, o que significa? - B.F.

Resposta: O temor é uma palavra dupla. Refere-se a uma emoção assinalada por medo e preocupação ansiosa. Mas também significa fascínio, assombro e profunda reverência. Esta última é o temor que inspira confiança e segurança. A Bíblia chama-nos a ter este último tipo de temor. Quando tememos a Deus, não nos encolhemos diante de Si como um prisioneiro a quem lhe foi roubada a liberdade por um ditador implacável. O nosso temor leva-nos a tratar Deus com respeito e confiança. É uma reverência que advém da visão da majestade, santidade e poder de um Pai Celestial amoroso.

     Não deve haver vergonha em recear. Todos nós temos receio de vez em quando. Mas há um paradoxo interessante aqui, que se realmente tememos [reverência] a Deus, realmente não temos nada a temer. O povo de Deus não precisa de temer o inimigo ou os seus esquemas, pessoas más ou dias incertos, porque confiamos em Deus que está no controlo absoluto.

     Eis o que a Bíblia diz: “Agora, pois, … que é o que o SENHOR, teu Deus, pede de ti, senão que temas o Senhor, teu Deus, e que andes em todos os Seus caminhos, e O ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma” (Deuteronómio 10:12)?

     O medo pode paralisar-nos e impedir-nos de exercer fé em Deus. A ansiedade e o medo são como bebés tigres; quanto mais os alimentamos, mais fortes se tornam. O diabo ama um Cristão temeroso, porque o medo pode banir a fé, todavia lembre-se: a fé pode banir o medo.

- Billy Graham

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 24SET21
As religiões são todas boas?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de setembro de 2021

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 22 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário