Se a Palavra de Deus diz: “Não temas”, e ainda assim também diz: “Teme”, o que quer dizer?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Eu sou uma pessoa de fé, mas depois do que nós, como nação (e até mesmo o mundo inteiro) temos experimentado, eu tornei-me numa pessoa de medo. A Bíblia diz: “Não temas, porque estou contigo”. Mas a Bíblia também diz: “Teme ao Senhor”. Se a Palavra de Deus diz: “Não temas”, e ainda assim também diz: “Teme”, o que significa? - B.F.

Resposta: O temor é uma palavra dupla. Refere-se a uma emoção assinalada por medo e preocupação ansiosa. Mas também significa fascínio, assombro e profunda reverência. Esta última é o temor que inspira confiança e segurança. A Bíblia chama-nos a ter este último tipo de temor. Quando tememos a Deus, não nos encolhemos diante de Si como um prisioneiro a quem lhe foi roubada a liberdade por um ditador implacável. O nosso temor leva-nos a tratar Deus com respeito e confiança. É uma reverência que advém da visão da majestade, santidade e poder de um Pai Celestial amoroso.

     Não deve haver vergonha em recear. Todos nós temos receio de vez em quando. Mas há um paradoxo interessante aqui, que se realmente tememos [reverência] a Deus, realmente não temos nada a temer. O povo de Deus não precisa de temer o inimigo ou os seus esquemas, pessoas más ou dias incertos, porque confiamos em Deus que está no controlo absoluto.

     Eis o que a Bíblia diz: “Agora, pois, … que é o que o SENHOR, teu Deus, pede de ti, senão que temas o Senhor, teu Deus, e que andes em todos os Seus caminhos, e O ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma” (Deuteronómio 10:12)?

     O medo pode paralisar-nos e impedir-nos de exercer fé em Deus. A ansiedade e o medo são como bebés tigres; quanto mais os alimentamos, mais fortes se tornam. O diabo ama um Cristão temeroso, porque o medo pode banir a fé, todavia lembre-se: a fé pode banir o medo.

- Billy Graham

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira
O que condena alguém ao Inferno?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de outubro de 2020

José Carvalho
Abraão como filho e pai

Tema abordado por José Carvalho em 18 de outubro de 2020

Carlos Oliveira
Mito ou verdade

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de outubro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:15 em 21 de outubro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário