Como uma pessoa ajuda outras pessoas a lidar com tal dor?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Tem havido tanta dor este ano - pessoas que sofreram de doenças generalizadas e pessoas que morreram sozinhas -, nenhuma família pôde acompanhá-las nos seus últimos momentos de vida devido ao isolamento exigido pelas autoridades de saúde. Eu creio em Jesus Cristo, mas ainda não sei como confortar aqueles que passaram por tantas dores. Como uma pessoa ajuda outras pessoas a lidar com tal dor? - C.S.

Resposta: Independentemente de termos a certeza de que a vida trará dor a todos, somos sempre apanhados de surpresa quando ela chega, porém não a podemos negar nem sentirmo-nos culpados por ela. Quando esta se aproxima de nós em momentos inesperados, devemos nos lembrar de que o luto é um processo. Não desaparece durante a noite. Quanto aos que morreram conhecendo o Senhor Jesus como seu Salvador, ficamos consolados, sabendo que os veremos novamente.

     Depois de um momento de luto, é importante voltar o nosso foco para o futuro e não ficar apenas no passado. Existem outras pessoas que nos amam e precisam de nós, e ainda temos a responsabilidade de viver no presente. Deus ainda não concluiu o processo connosco aqui e tem um plano para o resto das nossas vidas.

     Uma mulher suportou durante vários anos estar acamada devido a artrite incapacitante. Em vez de se concentrar na sua dor e solidão, ela começou a interceder pelos outros em oração e encontrou paz interior e alegria no fundo por causa do conforto do Espírito de Deus dentro de si. Quando lançamos as nossas preocupações sobre Ele e elevamos os outros em oração, Ele revela-Se de maneiras que nunca pensámos (1 Pedro 5:7).

     Quando começamos a estender a mão a outras pessoas, Deus usa isso para nos assegurar da Sua bondade e propósitos. Uma “atitude de gratidão” começa a levar-nos para além da dor.

- Billy Graham

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira
O que condena alguém ao Inferno?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de outubro de 2020

José Carvalho
Abraão como filho e pai

Tema abordado por José Carvalho em 18 de outubro de 2020

Carlos Oliveira
Mito ou verdade

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de outubro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:15 em 21 de outubro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário