Porque é que as famílias não passam tanto tempo em casa como no passado?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Nos últimos meses as famílias passaram mais tempo em casa do que nos últimos anos. Há gerações atrás, isso não era tão incomum. O que mudou? - H.L.

Resposta: Deus pretendeu que o lar fosse o alicerce da família, um lugar de segurança. A família é a instituição mais importante do mundo. Foi ideia de Deus, e foi Ele que a estabeleceu. Não foi ideia dos sociólogos. As famílias e lares existiram antes de haver cidades e governos, antes de haver linguagem escrita, nações, templos, igrejas.

     Deus quis que o lar fosse um lugar onde o caráter e as atitudes fossem formados, a integridade nascesse e os valores se tornassem claros. Tratam-se de atributos que duram toda a vida.

     As pessoas hoje acostumaram-se a apertar as mãos de medo e insegurança, preocupando-se mais com o que acontece em Wall Street ou em Washington, D.C. Trazemos as nossas ansiedades para dentro de casa, aumentando as tensões que o mundo traz à vida.

     O profeta Neemias registou: “E o pó [ou, lixo] é muito e nós não poderemos edificar” (Neemias 4:10). Vemos lixo em toda parte - lixo nas nossas televisões, nos dispositivos digitais, na literatura e em revistas que zombam da ideia de uma experiência doméstica tradicional. Essas coisas derrubam as paredes de uma casa. A instituição lar outrora fortificava a sociedade. Uma personalidade popular foi questionada sobre a instituição do casamento e do lar. Ela respondeu: “Quem quer viver numa instituição?” Esta resposta é típica do ridículo que se tem espalhado sobre o lar, a família.

     Satanás está a atacar a família como nunca antes. Quais devem ser as nossas defesas contra esses ataques? Se as famílias retornassem para Deus e O tornassem no foco do lar e do âmago da família, lendo a Bíblia que traz conforto na turbulência e luz aos caminhos sombrios, a nação começaria a se reconstruir sobre um alicerce seguro. “Com sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma” (Provérbios 24:3).

 

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Dário Botas
Não teimes, mas persevera

Tema abordado por Dário Botas em 20 de setembro de 2020

Carlos Oliveira
Os 10 Mandamentos salvam?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de setembro de 2020

José Carvalho
Abraão, construtor de altares

Tema abordado por José Carvalho em 13 de setembro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:13 em 23 de setembro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário