A igreja mudou o conceito de mundanismo?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Quando era jovem, eu ouvia falar muito sobre mundanismo, mas agora não tanto. A igreja mudou de ideias sobre o assunto? - W.W.

Resposta: O mundanismo não se restringe a nenhum particular nível, comportamento ou circunstância de vida. Todavia o mundanismo é um espírito, uma atmosfera, uma influência que permeia toda a vida humana na sociedade, e deve ser evitado constante e vigorosamente. Em 1 João 2:15, a Bíblia diz: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. Também adverte que o mundo passará, mas a pessoa que faz a vontade de Deus permanece para sempre (ver 1 João 2:17).

     O mundanismo tem sido muito mal compreendido. Embora certos elementos da vida diária não sejam pecaminosos em si, muitos deles podem conduzir ao pecado se abusados. Abuso significa literalmente "uso excessivo" ou "mau uso" de coisas lícitas, que depois se tornam pecado. O prazer é lícito no seu uso, mas ilícito no seu uso excessivo.

     As nossas ocupações diárias, leitura, vestuário, amizades e outros estágios semelhantes da vida são todos legítimos e necessários - mas podem tornar-se facilmente ilegítimos, prejudiciais e desnecessários. Pensar nas necessidades da vida é absolutamente essencial, mas isso pode facilmente degenerar em ansiedade. Ganhar dinheiro é necessário para a vida diária, mas pode degenerar no amor ao dinheiro, e depois o engano das riquezas instalar-se e estragar a nossa vida espiritual.

     Devemos tomar uma posição a favor de Cristo. Isso não significa que, na sociedade, somos pretensiosos, snobes, ou temos complexo de superioridade, para que não incorramos no perigo do orgulho espiritual (o que seria muito pior do que o mundanismo). Mas hoje há muitos Cristãos professos que andam de mãos dadas com o mundo, tornando difícil distinguir a diferença entre o que é ser Cristão e pessoa do mundo. As nossas vidas devem tornar claro de Quem somos e a Quem servimos!

 

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Dário Botas
Não teimes, mas persevera

Tema abordado por Dário Botas em 20 de setembro de 2020

Carlos Oliveira
Os 10 Mandamentos salvam?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de setembro de 2020

José Carvalho
Abraão, construtor de altares

Tema abordado por José Carvalho em 13 de setembro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:13 em 23 de setembro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário