É sábio deixar que os filhos tomem as decisões importantes?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Os meus filhos ainda estão em casa e insistem em tomar as suas próprias decisões com as quais não me sinto confortável. Eu tento corrigi-los, mas os meus amigos dizem-me que assim impeço-os de se tornarem em tudo o que podem ser. É aconselhável deixar que os filhos tomem as decisões importantes por conta própria? - P.D.

Resposta: Existem certas verdades que podemos ensinar e certos exemplos que os pais podem dar que ajudarão a orientar os filhos a tomar boas decisões. Para o filho rebelde que se afasta de Deus, ensinar princípios bíblicos desde tenra idade pode aumentar muito a possibilidade de Deus usar essas verdades para trazer o filho rebelde de volta ao caminho.

     A Bíblia diz: “Não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). Os pais não devem ser irracionais nem devem dizer coisas que não queiram. Os filhos querem que os seus pais se importem o suficiente com eles para serem consistentes e, sim, mesmo rigorosos e certamente verdadeiros.

     A Bíblia ensina-nos a disciplinar os nossos filhos. “O que retém a vara, aborrece [ou, odeia] a seu filho, mas quem o ama a seu tempo o disciplina” (Provérbios 13:24). Tal começa com oração e o pedir a Deus para que dê a Sua sabedoria, e isso ocorre através da leitura da Sua Palavra. Devemos educar os nossos filhos “mandamento sobre mandamento, regra sobre regra ... um pouco aqui, um pouco ali” (Isaías 28:10). Os pais têm sempre a oportunidade de ser um bom exemplo para os filhos, independentemente da idade.

     Os filhos adquirem as características e os hábitos dos seus pais. Devemos ser honestos o suficiente para nos interrogarmos se estamos a ser sábios e consistentes com o que ensinamos e como vivemos.

 

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Dário Botas
Não teimes, mas persevera

Tema abordado por Dário Botas em 20 de setembro de 2020

Carlos Oliveira
Os 10 Mandamentos salvam?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de setembro de 2020

José Carvalho
Abraão, construtor de altares

Tema abordado por José Carvalho em 13 de setembro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:13 em 23 de setembro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário