O que se pode fazer para encorajar as pessoas que padecem de doenças?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: A minha mãe está muito doente e, quando os seus amigos conversam com ela, desencorajam-na mais do que a ajudam. Sei que eles têm boas intenções, mas qual é a melhor coisa que uma pessoa pode fazer para encorajar os que sofrem de doenças? - C.F.

Resposta: Existem inúmeras oportunidades para confortar os outros, não apenas em períodos de doença, como também na angústia diária que tantas vezes se infiltra nas nossas vidas. O maior conforto vem da Palavra de Deus; tal é especialmente verdade em tempos difíceis.

     Uma das muitas lições aprendidas nas crises de saúde é como ajudar outras pessoas a passar por tais vales de desespero. É por isso que é sempre prudente ser um bom ouvinte quando os outros estão a sofrer. Não há muito que possa ser dito aos que sofrem e devemos pedir a Deus sabedoria sobre quando ficar em silêncio e sobre quando falar. Muitas vezes, as palavras que dizemos não encorajam tanto os outros, quanto a nossa presença.

     A Bíblia lembra-nos que há tempo para tudo - tempo para nascer e tempo para morrer (Eclesiastes 3). Muitos depoimentos falam de como Deus lhes falou na doença e a sua fé pessoal n’Ele se fortaleceu. Alguém disse recentemente: "Eu nunca poderia ter dito isto antes do cancro, mas agora que concluí o meu tratamento e estou no caminho da recuperação, louvo ao Senhor por ele ter usado esta experiência a fim de abrir a porta para dizer aos outros porque espero no Senhor!" A nossa própria insuficiência deve conduzir-nos ao Senhor.

     Ninguém sabe o que um dia nos pode trazer, mas os Cristãos podem apontar para Aquele que nos vê através das provações. "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as Suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a Tua fidelidade" (Lamentações 3:22-23).

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 29MAR24
O antídoto para o medo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de março de 2024

José Carvalho 24MAR24
Prosperidade

Tema abordado por José Carvalho em 24 de março de 2024

Carlos Oliveira 22MAR24
Mea culpa

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de março de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:12

Estudo realizado em 27 de março de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário