A tecnologia tem-nos feito focar exageradamente na cultura do “ego”?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Parece que a tecnologia nas mãos da população concentra-se demasiadamente na cultura do "eu", tendo dado a quase todos uma plataforma pessoal diante das massas. A Bíblia diz algo sobre isso? - T.P.

Resposta: Parece sempre haver coisas boas e más em todas as formas de novas tecnologias. A Internet pode ser usada para pregar o Evangelho de Deus e, através de um simples clique, pode aparecer pornografia. É necessária sabedoria e autodisciplina no uso da tecnologia no dia a dia, exatamente como se fazia quando a televisão surgiu. Mas não há dúvida de que a obsessão pelo "ego" é destrutiva.

     A Bíblia diz: "Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus" (2 Timóteo 3:2-4).

     Mas a soberba é um problema universal. As Escrituras dizem-nos que o Senhor odeia seis coisas e uma delas é a soberba (Provérbios 6:16, 17). Este talvez seja o maior pecado, porque parece levar a todos os outros.

     A letra "e", de “eu”, fica no meio dessa pequena palavra com um grande ego. Ninguém pode esperar vitória e descanso interior até que o "ego" seja conquistado. Deus manda-nos que nos humilhemos. Esse é o nosso trabalho!

     Se quisermos viver acima das nuvens, o pecado da soberba [orgulho, ou olhos altivos] terá que ser confessado e abandonado. É mais mortal do que o veneno de uma cascavel. Atrapalha, sufoca, enfraquece e destrói a vitória Cristã. A soberba vem de olharmos apenas para nós mesmos; a  mansidão vem através de olharmos para Deus. "Porque tudo o que há no mundo, ... a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo" (1 João 2:16).

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

José Carvalho
Gente sábia e inteligente

Tema abordado por José Carvalho em 31 de maio de 2020

Carlos Oliveira
Fundo da agulha

Tema abordado por Carlos Oliveira em 29 de maio de 2020

Alberto Veríssimo
Perto da verdade, porém longe

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 24 de maio de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:7 em 27 de maio de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário