O divórcio não é melhor, se um mau relacionamento causa profunda infelicidade no lar?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: O amor que eu e o meu marido tivemos quando nos casámos não floresceu. Na verdade, quando nos casámos acreditávamos que tínhamos sido feitos um para o outro, porém não desfrutámos da companhia um do outro, temos pouco em comum e simplesmente deixou de ser agradável. O divórcio não é melhor se um mau relacionamento causa profunda infelicidade no lar? - M.D.
Resposta: Um Deus amoroso ordenou o casamento monogâmico e a santidade do que é conhecido como família tradicional. O amor genuíno não se deve basear em sentimentos. Os votos do casamento declaram o compromisso que marido e mulher assumem um com o outro, independentemente de tudo o que aconteça. A disposição, a vontade de amar é superada muitas vezes pelo que se faz para agradar a um e ao outro. Quando os primeiros sentimentos românticos num novo casamento não permanecem constantes, muitos acreditam que a resposta é o divórcio. Alguns casam-se na busca de uma sublimidade, perfeição, que nunca pode ser mantida. A nossa cultura, a nossa sociedade, coloca os sentimentos em primeiro lugar, mas o amor verdadeiro baseia-se no compromisso.
O casamento é o contrato de longo prazo mais sério que um homem e uma mulher fazem na vida. Nada traz mais alegria do que um bom casamento e nada traz mais miséria do que um mau casamento. Quando maridos e esposas se preocupam apenas com os seus próprios desejos individuais, o cenário conjuga-se e ajusta-se para que aconteça o conflito.
Milhares de casais passam por um casamento sem amor, porque nunca alguém lhes disse o que é o amor genuíno. Se as pessoas conhecessem esta espécie de amor, a taxa de divórcio seria bastante reduzida.
O segredo da felicidade doméstica está em tornar Deus o centro do contrato do casamento, dando-Lhe o Seu lugar de direito no lar. Faça as pazes com Ele acima de tudo e terá um lar cheio de paz.
- Billy Graham