Porque não podemos pelo menos ser civilizados uns para com os outros?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Porque havemos de lançar acusações e manifestar ódio? Raramente passo por alguém que revele um sorriso no rosto ou um ar simpático. As pessoas parecem tão infelizes, tão sobrecarregadas; mesmo nas famílias parece haver conflito permanente. O que aconteceu à nossa cultura para, ao menos, não conseguirmos ser civilizados uns para com os outros? - G.P.

Resposta: Esta geração é frenética em fúria mortal, mas lenta em lenitivo de cura. As duras críticas dos outros e as avaliações injustas dos que nos rodeiam podem magoá-los, pois isso magoa-nos mais. A condenação injusta dos outros tem um efeito bumerangue. Fazemos acusações vingativas com a esperança de prejudicar os outros, mas, infelizmente, descobrimos que nós ficamos mais magoados do que eles.

     Muitas pessoas hoje estão em conflito porque são conduzidas pela sua própria amargura e palavras duras para com aqueles que também podem precisar de uma palavra bondosa. Muitas pessoas passam a vida inteira com um chip nos seus ombros, carregando mágoas e ressentimentos por coisas que foram ditas ou feitas durante décadas. Como um veneno, a sua amargura tornou infeliz não apenas a sua própria vida, como também a vida dos que a cercavam. Elas nunca aprenderam o segredo do perdão e da tolerância.

     A Bíblia adverte-nos a termos cuidado para "que nenhuma raiz de amargura, brotando", cause problemas contaminando-nos (Hebreus 12:15). Mansidão e paciência são "obrigatórios" se quisermos viver harmoniosamente em sociedade e desenvolver lares, famílias e amizades saudáveis. Se é verdade que os Cristãos devem dizer sempre a verdade, devemos fazê-lo em amor. A Bíblia diz-nos para a ninguém infamarmos, nem sermos contenciosos, "mas modestos, mostrando toda mansidão para com todos os homens" (Tito 3:2).

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Fernando Quental
O que fazer em tempos difíceis

Tema abordado por Fernando Quental em 29 de março de 2020

Carlos Oliveira
O Coronavírus e a Bíblia

Tema abordado por Carlos Oliveira em 27 de março de 2020

David Gomes
Resposta bíblica ao Coronavírus

Tema abordado por David Gomes em 22 de março de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:4 em 01 de abril de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário