O louvor tem realmente a ver com música?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Há muita conversa na igreja sobre o louvor (louvar ao Senhor), mas não ouço muito sobre arrependimento. Louvar a Deus tem realmente a ver com música? - S.L.
Resposta: "Louvor e adoração" é uma expressão que se tornou clichê. Louvar ao Senhor não é algo que sejamos chamados a fazer ao domingo de manhã. Louvar a Deus é um modo de vida – independentemente do que façamos ou de onde estejamos. É relativamente fácil cantar durante uma hora num culto na igreja, porém é totalmente diferente viver dia após dia a louvar o Senhor com a nossa obediência.
Quando estivermos desanimados, "louvemo-Lo" (Salmo 42:5). Louvar a Deus é o antídoto para todos os problemas. Quando O louvamos, estamos a adorá-Lo, mantendo os olhos n’Ele. As Escrituras falam de louvar ao Senhor continuamente, passado, presente e futuro. O louvor deve estar nos nossos lábios e nos nossos corações; no nosso pensamento, no nosso falar e no nosso cantar; mas acima de tudo na forma como vivemos.
Os patriarcas louvaram o Senhor ao longo de gerações. Os profetas louvaram-No pela libertação. Os apóstolos louvaram a Cristo por toda a Sua glória, e o povo louvou o Messias que veio e voltará a vir. O louvor não fluiu apenas em tempos de vitória, mas também em tempos de prisão, em tempos de desespero e diante da morte.
Uma das passagens mais convincentes sobre louvor, no entanto, é quando o próprio Senhor Jesus louvou o Seu Pai Celestial por revelar a verdade às pessoas cujos ouvidos e corações foram abertos ao Evangelho. Ele estava a pregar essa mensagem aos líderes Judeus, mas eles rejeitaram a Sua mensagem e procuraram matá-Lo. Ele repreendeu-os por zombarem daqueles que haviam recebido Sua Palavra com alegria (Mateus 11:25). As nossas vidas devem refletir o louvor Àquele que redime as almas perdidas. Deve ser demonstrado nas nossas vidas, porque louvá-Lo eternamente será o esplendor do Céu.
- Billy Graham