Porque foi Jonas, um homem de Deus, repreendido por Deus?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Eu sempre acreditei que Jonas era um homem de Deus; no entanto, ele foi repreendido por Deus. Porquê? - J.W.

Resposta: Os pregadores não estão imunes ao castigo de Deus. A Bíblia diz que “o Senhor corrige [disciplina] o que ama” (Hebreus 12:6). Esta história épica revela que, antes de Deus poder usar Jonas, Jonas primeiro tinha que se humilhar e se arrepender. Somente então Deus o usaria para pregar a uma cultura pagã.

     Jonas é alguém que pensava que podia escapar do Senhor, mas descobriu que a coisa era bem diferente. Ele foi chamado a pregar à Nínive rebelde (a região hoje conhecida como Mosul, Iraque), mas, em vez disso, ele rebelou-se contra a chamada de Deus. Esta história miraculosa prova que os olhos de Deus estão em toda parte e que Ele concebe a retribuição e a punição para trazer bênção eterna em resposta ao arrependimento.

     Jonas foi chamado a pregar a Palavra de Deus, mas de uma maneira muito diferente de outros profetas que pregaram a Israel. Jonas ressentiu-se do facto de Deus o ter enviado à “grande cidade” (Jonas 1:2), capital da nação pagã vizinha de Israel, a Assíria. Ele não cria que o povo de Nínive merecesse a salvação de Deus. Então ele fez exatamente o contrário à mensagem que ele foi chamado a pregar, desobedecendo a Deus, fazendo o que estava no seu coração.

     Deus repreendeu Jonas e, com graciosidade, expressou a Sua piedade e amor pelos que vagueavam num mundo mau, mergulhado no pecado. Esta é mais uma demonstração do longo braço estendido da salvação de Deus aos que se arrependem da rebelião e recebem a poderosa mensagem de perdão do Senhor.

     O Evangelho não é apenas destinado a quem o recebe, mas visa trazer todas as pessoas à salvação. O Evangelho mostra-nos os nossos pecados e aponta-nos para o Salvador. “O Evangelho ... não é segundo os homens. ... mas pela revelação de Jesus Cristo” (Gálatas 1:11-12).

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 31OUTT25
Passados 50 anos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de outubro de 2025

Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Carlos Oliveira 24OUT25
Porque não sou religioso

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 29 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário