Porque foi Jonas, um homem de Deus, repreendido por Deus?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Eu sempre acreditei que Jonas era um homem de Deus; no entanto, ele foi repreendido por Deus. Porquê? - J.W.

Resposta: Os pregadores não estão imunes ao castigo de Deus. A Bíblia diz que “o Senhor corrige [disciplina] o que ama” (Hebreus 12:6). Esta história épica revela que, antes de Deus poder usar Jonas, Jonas primeiro tinha que se humilhar e se arrepender. Somente então Deus o usaria para pregar a uma cultura pagã.

     Jonas é alguém que pensava que podia escapar do Senhor, mas descobriu que a coisa era bem diferente. Ele foi chamado a pregar à Nínive rebelde (a região hoje conhecida como Mosul, Iraque), mas, em vez disso, ele rebelou-se contra a chamada de Deus. Esta história miraculosa prova que os olhos de Deus estão em toda parte e que Ele concebe a retribuição e a punição para trazer bênção eterna em resposta ao arrependimento.

     Jonas foi chamado a pregar a Palavra de Deus, mas de uma maneira muito diferente de outros profetas que pregaram a Israel. Jonas ressentiu-se do facto de Deus o ter enviado à “grande cidade” (Jonas 1:2), capital da nação pagã vizinha de Israel, a Assíria. Ele não cria que o povo de Nínive merecesse a salvação de Deus. Então ele fez exatamente o contrário à mensagem que ele foi chamado a pregar, desobedecendo a Deus, fazendo o que estava no seu coração.

     Deus repreendeu Jonas e, com graciosidade, expressou a Sua piedade e amor pelos que vagueavam num mundo mau, mergulhado no pecado. Esta é mais uma demonstração do longo braço estendido da salvação de Deus aos que se arrependem da rebelião e recebem a poderosa mensagem de perdão do Senhor.

     O Evangelho não é apenas destinado a quem o recebe, mas visa trazer todas as pessoas à salvação. O Evangelho mostra-nos os nossos pecados e aponta-nos para o Salvador. “O Evangelho ... não é segundo os homens. ... mas pela revelação de Jesus Cristo” (Gálatas 1:11-12).

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Fernando Quental
O bom entendimento

Sermão proferido por Fernando Quental em 23 de fevereiro de 2020

Dário Botas
O orgulho do homem

Sermão proferido por Dário Botas em 16 de fevereiro de 2020

Bruno Santos
Profeta Elias

Sermão proferido por Bruno Santos em 09 de fevereiro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:3 em 19 de fevereiro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário