O casamento valerá realmente todos os riscos?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta:  O meu namorado e eu estamos a debater a questão do casamento, visto não acreditarmos que seja correto vivermos juntos. Ouvimos muita coisa negativa sobre o casamento: ter que aturar sogros, problemas financeiros, diferenças de opinião em como criar filhos, possível divórcio se um casal decidir que não é compatível. O casamento realmente vale todos esses riscos? - L.T.

Resposta: Existem muitas preocupações práticas que podem causar problemas sérios no casamento. Os casais enfrentam dificuldades e desafios durante o casamento, exatamente como os demais enfrentam problemas diariamente.

     Infelizmente, o romance geralmente desaparece após o "Sim" do casamento. Uma das perguntas mais importantes que os casais devem fazer é: estamos prontos para deixar de lado os nossos desejos individuais para nos servirmos um ao outro e nos tornarmos um só? Isso é algo que raramente se pensa hoje quando se trata dos "laços do santo matrimónio".

     O casamento foi planeado por Deus. Ele pretende envolver três pessoas: o homem, a mulher e Deus. Quando Deus é deixado de fora do casamento, esse casamento será sempre menos do que Deus pretende que seja, mesmo que pareça feliz. Quando Deus é deixado de fora, significa que duas personalidades competirão frequentemente entre si, em vez de se complementarem mutuamente, amando o outro mais que a si mesmo e sendo célere em perdoar. Quando cada um busca a vontade de Deus, e quando cada um permite que Deus remova o egoísmo do seu coração e o substitua pelo amor sacrificial, haverá alegria e paz.

     É por isso que a Bíblia enfatiza que o casamento idealmente deve ser uma figura ou reflexo do amor de Cristo pelo Seu povo. "Vós, maridos, amai vossas mulheres, assim como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo Se entregou por ela" (Efésios 5:25). Isso não significa que não aconteçam conflitos e problemas que terão de ser resolvidos, mas quando Cristo é a cabeça do casamento de um casal, estes voltam-se para Ele em busca de sabedoria, lembrando-se que cada um se deve submeter ao outro, e Ele dará paz e compreensão, ajudando-os a resolver o que enfrentam.

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03JULI26
Therians

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de julho de 2026

Carlos Simões 28JUNI26
Queres ser salvo?

Tema abordado por Carlos Simões em 28 de junho de 2026

Carlos Oliveira 26JUNI26
Não sou canibal

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6,7

Estudo realizado em 01 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário