Quando a Bíblia fala de "próximo" significa literalmente pessoas que vivem na nossa proximidade?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta:  Quando a Bíblia fala de "próximo" significa literalmente pessoas que vivem na nossa proximidade? - N.U.

Resposta: A palavra "próximo" geralmente significa alguém que mora perto, na mesma comunidade. Mas a Bíblia fala do próximo como qualquer um com quem podemos entrar em contacto, como na história do Bom Samaritano (Lucas 10). Isso pode significar estranhos que encontramos ao longo da jornada da vida; também pode significar alguém que mora ao lado, na rua ou até mesmo um membro da família. Muitas vezes podemos perder o próximo que Deus quer que alcancemos, mostrando apenas preocupação por alguém do outro lado do mundo, ignorando uma pessoa necessitada mais próxima de nós.

     

A comunicação mundial abriu enormes oportunidades para alcançarmos pessoas que nunca conheceremos pessoalmente, mas muitas vezes estamos cegos para as pessoas ao nosso alcance; aqueles que sofrem de dor em hospitais, aqueles que experimentam a solidão em lares de idosos, aqueles que sofrem em casas funerárias e junto a túmulos.

     Um homem contou sobre uma ida a um velório quando o seu tio morreu. O espaço estava cheio de familiares, amigos, vizinhos - e numerosos arranjos florais. Noutro espaço, ele viu uma mulher em pé junto ao caixão do pai dela. Enquanto ouvia as vozes de conforto pela partida do seu tio, ele atravessou o corredor e entrou na sala sombria - sem flores, sem abraços; apenas melancolia. Ele aproximou-se da mulher e começou uma conversa e depois orou por ela. Isso resultou na mulher visitar a sua igreja e tornar-se Cristã. O jovem tinha exemplificado o verdadeiro significado de ser um bom próximo.

     Há muitas pessoas ao nosso redor que nunca conheceram o calor de um simples aperto de mão, ou receberam um cartão ou uma voz amigável ao telefone. Se pedirmos a Deus que nos mostre um próximo necessitado, Ele mostrar-nos-á.

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Fernando Quental
Como o Senhor transforma

Sermão proferido por Fernando Quental em 08 de dezembro de 2019

José Carvalho
Clamei a Deus

Sermão proferido por José Carvalho em 01 de dezembro de 2019

Dário Botas
Moisés e Paulo

Sermão proferido por Dário Botas em 24 de novembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:23 em 04 de dezembro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário