O engano é uma forma de persuasão?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: A minha avó está sempre a dizer: "As coisas nem sempre são o que parecem". Outros dizem-me que o engano é meramente uma forma de persuasão. O que significa tudo isto? – D.O.
Resposta: Um distinto ministro metodista, há muitos anos atrás, estava a pregar sobre o pecado. Alguns diáconos depois aproximaram-se dele e disseram-lhe: "Nós não queremos que fale tão claramente sobre o pecado; se o fizer, o nosso povo irá tornar-se mais facilmente pecador. Chame de erros aos pecados deles se quiser, mas não chame aos seus erros de pecado."
O ministro pegou uma pequena garrafa e mostrou-a ao grupo de diáconos. A garrafa estava claramente assinalada como "veneno". "Gostariam que eu mudasse o rótulo?" perguntou-lhes o ministro. "Posso rotular esta estricnina como essência de hortelã-pimenta para vos fazer sentir melhor, porém se a tomarem morrerão. Não sabem que quanto mais suave tornarem o rótulo, mais perigoso tornarão o veneno?"
Satanás é o grande enganador. Ele é esperto e arguto, disfarçando as suas mentiras como verdade. Para que os seus enganos sejam bem-sucedidos, estes têm que ser engenhosamente bem planeados a fim de ocultar o seu verdadeiro propósito. Isso manifesta-se até mesmo nos espíritos das pessoas. Nós vemo-nos como autossuficientes, auto-importantes e autossustentáveis. Deus vê-nos como dependentes, egocêntricos e auto-enganados.
Um dos maiores feitos de Satanás é retratar o mal como bem. Ele faz com que o álcool pareça divertido. Ele faz com que a imoralidade pareça prazerosa. Ele torna a popularidade atraente. Quando a realidade se instala, as pessoas percebem que foram enganadas e presas pelos seus truques. Mas são as pessoas que ouvem e seguem a sua trilha que acabam por pagar o terrível preço.
O Senhor Jesus Cristo veio para nos resgatar do seu controlo terrível e disse: "Cuidado para que ninguém vos engane" (Mateus 24:4). Nós temos que orar para que Deus nos dê o espírito de discernimento e, através da leitura da Sua Palavra, Ele dar-nos-á entendimento.
- Billy Graham