O engano é uma forma de persuasão?

Billy Graham

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: A minha avó está sempre a dizer: "As coisas nem sempre são o que parecem". Outros dizem-me que o engano é meramente uma forma de persuasão. O que significa tudo isto? – D.O.

Resposta: Um distinto ministro metodista, há muitos anos atrás, estava a pregar sobre o pecado. Alguns diáconos depois aproximaram-se dele e disseram-lhe: "Nós não queremos que fale tão claramente sobre o pecado; se o fizer, o nosso povo irá tornar-se mais facilmente pecador. Chame de erros aos pecados deles se quiser, mas não chame aos seus erros de pecado."

     O ministro pegou uma pequena garrafa e mostrou-a ao grupo de diáconos. A garrafa estava claramente assinalada como "veneno". "Gostariam que eu mudasse o rótulo?" perguntou-lhes o ministro. "Posso rotular esta estricnina como essência de hortelã-pimenta para vos fazer sentir melhor, porém se a tomarem morrerão. Não sabem que quanto mais suave tornarem o rótulo, mais perigoso tornarão o veneno?"

     Satanás é o grande enganador. Ele é esperto e arguto, disfarçando as suas mentiras como verdade. Para que os seus enganos sejam bem-sucedidos, estes têm que ser engenhosamente bem planeados a fim de ocultar o seu verdadeiro propósito. Isso manifesta-se até mesmo nos espíritos das pessoas. Nós vemo-nos como autossuficientes, auto-importantes e autossustentáveis. Deus vê-nos como dependentes, egocêntricos e auto-enganados.

     Um dos maiores feitos de Satanás é retratar o mal como bem. Ele faz com que o álcool pareça divertido. Ele faz com que a imoralidade pareça prazerosa. Ele torna a popularidade atraente. Quando a realidade se instala, as pessoas percebem que foram enganadas e presas pelos seus truques. Mas são as pessoas que ouvem e seguem a sua trilha que acabam por pagar o terrível preço.

     O Senhor Jesus Cristo veio para nos resgatar do seu controlo terrível e disse: "Cuidado para que ninguém vos engane" (Mateus 24:4). Nós temos que orar para que Deus nos dê o espírito de discernimento e, através da leitura da Sua Palavra, Ele dar-nos-á entendimento.

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário