A Bíblia fala sobre os anos dourados de alguém?

Billy Graham

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Muitas pessoas acreditam que a aposentadoria conduz a anos dourados. Não vejo o que é dourado nos idosos em andarilhos, em cadeiras de rodas ou em casas de repouso [lares de idosos]. A Bíblia fala sobre este período da vida? - A.A.

Resposta: Muitos espantam-se ao saber que o termo "anos dourados" foi engendrado em 1959 para uma campanha publicitária de uma das primeiras comunidades de reformados dos Estados Unidos. As pessoas acreditaram que a aposentadoria era um tempo de lazer e o que traz prazer. A Bíblia não esconde o lado negativo do envelhecimento - nem nós o devemos fazer. Porém, o envelhecimento também não significa que Deus não tenha mais qualquer propósito para nós.

     Uma das mais poéticas e sinceras descrições de velhice em toda a literatura vem do escritor de Eclesiastes. Depois de examinar a futilidade da vida sem Deus, ele incita os seus leitores a consagrarem-Lhe as suas enquanto ainda são jovens. O motivo? Deus não apenas dá sentido, significado e alegria às suas vidas de imediato, como se eles demorarem em demasia, será tarde de mais para desfrutarem das boas dádivas de Deus.

     Ele diz-nos para nos lembrarmos do nosso Criador nos dias da juventude, antes dos dias conturbados, problemáticos, pois virá o tempo em que diremos: "Não tenho nele contentamento" (Eclesiastes 12:1).

     Mas será isto tudo o que há no envelhecimento? Não. As Escrituras registam a história de Barzilai (2 Samuel 19), enfatizando que ele era "velho", mas ainda útil. A Bíblia está pontilhada de exemplos de idosos - homens e mulheres que se recusaram a usar a "velhice" como desculpa. Nem sempre é fácil, mas melhoraremos as nossas vidas (e as dos que se preocupam connosco) se operarmos e agirmos para envelhecer graciosamente; e Deus ajudar-nos-á.

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 14MAR25
Inescusável

Tema abordado por Carlos Oliveira em 14 de março de 2025

Marcio Botas 09MAR25
A importância da Palavra

Tema abordado por Márcio Botas em 09 de março de 2025

Carlos Oliveira 07MAR25
Alcoolismo trágico

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de março de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:1,2

Estudo realizado em 12 de março de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário