A Bíblia fala sobre os anos dourados de alguém?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Muitas pessoas acreditam que a aposentadoria conduz a anos dourados. Não vejo o que é dourado nos idosos em andarilhos, em cadeiras de rodas ou em casas de repouso [lares de idosos]. A Bíblia fala sobre este período da vida? - A.A.
Resposta: Muitos espantam-se ao saber que o termo "anos dourados" foi engendrado em 1959 para uma campanha publicitária de uma das primeiras comunidades de reformados dos Estados Unidos. As pessoas acreditaram que a aposentadoria era um tempo de lazer e o que traz prazer. A Bíblia não esconde o lado negativo do envelhecimento - nem nós o devemos fazer. Porém, o envelhecimento também não significa que Deus não tenha mais qualquer propósito para nós.
Uma das mais poéticas e sinceras descrições de velhice em toda a literatura vem do escritor de Eclesiastes. Depois de examinar a futilidade da vida sem Deus, ele incita os seus leitores a consagrarem-Lhe as suas enquanto ainda são jovens. O motivo? Deus não apenas dá sentido, significado e alegria às suas vidas de imediato, como se eles demorarem em demasia, será tarde de mais para desfrutarem das boas dádivas de Deus.
Ele diz-nos para nos lembrarmos do nosso Criador nos dias da juventude, antes dos dias conturbados, problemáticos, pois virá o tempo em que diremos: "Não tenho nele contentamento" (Eclesiastes 12:1).
Mas será isto tudo o que há no envelhecimento? Não. As Escrituras registam a história de Barzilai (2 Samuel 19), enfatizando que ele era "velho", mas ainda útil. A Bíblia está pontilhada de exemplos de idosos - homens e mulheres que se recusaram a usar a "velhice" como desculpa. Nem sempre é fácil, mas melhoraremos as nossas vidas (e as dos que se preocupam connosco) se operarmos e agirmos para envelhecer graciosamente; e Deus ajudar-nos-á.
- Billy Graham