Pode o meu passado ganancioso servir de aviso aos outros?

Billy Graham

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Durante os meus dias de glória eu realizei muitas coisas com muita ambição e mantendo o meu foco no sucesso. Agora eu sou um homem velho com apenas uma conta bancária para mostrar as minhas realizações. A minha esposa e família abandonaram-me. Pela graça de Deus Ele não se esqueceu de mim e trouxe-me de volta à Sua verdade. Eu estou a fazer o que Zaqueu fez quando viu o Senhor. Eu estou a devolver o que ganhei. Pode o meu passado ganancioso servir de aviso aos outros para porem de lado esse peso pesado? - G.G.

Resposta: A ganância é um desejo intenso e egoísta de algo, muitas vezes de algo que pertencente a outrem. A Bíblia fala da ganância como cobiça, como por exemplo nos Dez Mandamentos (Êxodo 20:7).

     A cobiça procura mais do que as suas coisas próprias na vida. Ele trapaceia, rouba e calunia para alcançar os seus desejos. A Bíblia ensina que nós nascemos com o pecado da cobiça (Jeremias 6:13).

     Charles Kingsley, um historiador, disse uma vez: "Se deseja ser miserável, pense em si mesmo: sobre o que quer, o que gosta, sobre o respeito que as pessoas lhe devem prestar - e depois para si, nada será puro. Irá estragar tudo o que toca. Irá causar a desgraça a si mesmo com tudo o que é bom. Será tão miserável quanto escolher."

     A ganância é classificada com outros pecados como maldade e malignidade em Romanos 1:29. A ganância é idolatria e não deve ser confundida com riquezas, se as riquezas forem ganhas honestamente. Mas se as riquezas sufocam a vida espiritual, então é pecado.

     Muitas pessoas foram abençoadas com a história de Zaqueu e desafiadas a passar de uma vida de cobiça para uma vida de doação - e a bênção de Deus recai sobre elas quando vivem de acordo com os atributos de Cristo. Tudo o que vemos à nossa volta, que contamos como nossas possessões, apenas constituem um empréstimo de Deus.

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Mark Swaim Peter Cerqueira 14ABR19
Santidade II

Sermão proferido por Mark Swaim em 14 de abril de 2019

Mark Swaim Peter Cerqueira
Santidade

Sermão proferido por Mark Swaim em 10 de abril de 2019

Bruno Santos 07ABR19
Importância da verdade & Achaste o Prego?

Sermões proferidos por Bruno Santos e Carlos Oliveira em 07 de abril de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:14 em 17 de abril de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário