Pode o meu passado ganancioso servir de aviso aos outros?

Billy Graham

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Durante os meus dias de glória eu realizei muitas coisas com muita ambição e mantendo o meu foco no sucesso. Agora eu sou um homem velho com apenas uma conta bancária para mostrar as minhas realizações. A minha esposa e família abandonaram-me. Pela graça de Deus Ele não se esqueceu de mim e trouxe-me de volta à Sua verdade. Eu estou a fazer o que Zaqueu fez quando viu o Senhor. Eu estou a devolver o que ganhei. Pode o meu passado ganancioso servir de aviso aos outros para porem de lado esse peso pesado? - G.G.

Resposta: A ganância é um desejo intenso e egoísta de algo, muitas vezes de algo que pertencente a outrem. A Bíblia fala da ganância como cobiça, como por exemplo nos Dez Mandamentos (Êxodo 20:7).

     A cobiça procura mais do que as suas coisas próprias na vida. Ele trapaceia, rouba e calunia para alcançar os seus desejos. A Bíblia ensina que nós nascemos com o pecado da cobiça (Jeremias 6:13).

     Charles Kingsley, um historiador, disse uma vez: "Se deseja ser miserável, pense em si mesmo: sobre o que quer, o que gosta, sobre o respeito que as pessoas lhe devem prestar - e depois para si, nada será puro. Irá estragar tudo o que toca. Irá causar a desgraça a si mesmo com tudo o que é bom. Será tão miserável quanto escolher."

     A ganância é classificada com outros pecados como maldade e malignidade em Romanos 1:29. A ganância é idolatria e não deve ser confundida com riquezas, se as riquezas forem ganhas honestamente. Mas se as riquezas sufocam a vida espiritual, então é pecado.

     Muitas pessoas foram abençoadas com a história de Zaqueu e desafiadas a passar de uma vida de cobiça para uma vida de doação - e a bênção de Deus recai sobre elas quando vivem de acordo com os atributos de Cristo. Tudo o que vemos à nossa volta, que contamos como nossas possessões, apenas constituem um empréstimo de Deus.

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Dario botas 16JUN19
O Espírito Santo nos dias de hoje II

Sermão proferido por Dário Botas em 16 de junho de 2019

Jose Carvalho 09JUN19
A vontade de Deus

Sermão proferido por José Carvalho em 09 de junho de 2019

>
FranciscoCorreia 02JUN19
Evangelismo II

Sermão proferido por Francisco Correia em 02 de junho de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:17 em 19 de junho de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário