O mundo está demasiado mau para se ter filhos?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Eu e a minha esposa estamos casados há 10 anos e ela está relutante em ter filhos por causa da terrível condição em que o mundo se encontra neste momento. Não posso dizer que discordo dela, mas sinto que nos estamos a trair o espírito de família. Estou errado? - CH.
Resposta: Se estudasse a história do mundo, é duvidoso que conseguisse encontrar uma única ocasião em que as condições fossem ideais, ou o futuro não estivesse obscurecido pela incerteza. Mesmo quando as circunstâncias sociais e políticas foram razoavelmente boas, o mundo foi devastado por desastres naturais, pragas e guerras. Embora a medicina moderna tenha removido muitas das coisas que ameaçaram a vida há apenas uma ou duas gerações, a tecnologia moderna desenvolveu armas de destruição em massa capazes de destruir civilizações inteiras. Cotudo, felizmente, Deus está no controlo do futuro.
O profeta do Antigo Testamento, Jeremias, viveu durante um tempo terrível. O povo judeu foi levado para o cativeiro e enfrentou um futuro sombrio. Muitos deles devem ter feito a mesma pergunta, porém Jeremias disse-lhes: "Tomai mulheres e gerai filhos e filhas ... Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais" (Jeremias 29:6,11). Ele podia dizer isso com confiança porque sabia que Deus era o Senhor do futuro, assim como do passado e do presente.
Isso não significa que tudo será fácil para os nossos filhos. Mas a nossa responsabilidade é clara: se Deus nos der filhos, devemos fazer o que pudermos para fortalecê-los espiritualmente, para que eles também possam encarar o futuro com uma esperança confiante em Deus e ser um exemplo para os outros.