Deus pode ajudar-me a ver-me livre deste sentimento

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Há alguns anos o meu irmão suicidou-se. Ele era alcoólico e tinha muitos outros problemas. Eu tentei ajudá-lo, mas carreguei sempre um peso de culpa porque sei que deveria ter feito mais. Deus pode de alguma forma ajudar-me a superar este sentimento? - Sr.ª M.McK.
Resposta: Poucos acontecimentos, estou convencido, são mais traumáticos do que o suicídio de alguém que amamos. Nós interrogamo-nos sempre sobre o que poderíamos ter feito para o impedir, e quase inevitavelmente sentimos-nos culpados porque não fomos capazes de compreender a sua dor, e não fizemos mais para ajudar a pessoa. Eu acho que foi essa a sua experiência.
Duas verdades importantes vieram-me à mente quando li a sua carta. Primeiro, mesmo quando falhamos relativamente a outros de maneira que nem percebemos na altura, Deus ainda nos ama, e Ele oferece-nos o Seu perdão e graça gratuitos. Lembre-se: quando o Senhor Jesus Cristo foi à cruz, Ele tomou sobre Si todo pecado que nós já cometemos, ou alguma vez cometeremos. O convite do Senhor Jesus Cristo é para si: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei" (Mateus 11:28).
Em segundo lugar, não seja escrava do passado - e especialmente de culpa injusta. Tentou ajudar o seu irmão, mas mesmo que pudesse ter feito mais, ele ainda poderia ter recusado a sua ajuda. Devemos deixar o passado nas mãos de Deus e, em seguida, pedir-Lhe que nos ajude a sermos mais sensíveis e compassivos no futuro.
Como nota de rodapé, sempre que respondo a uma questão de suicídio, estou sempre ciente de que alguém que leia a resposta pode estar a pensar em suicidar-se. Eu oro para que, nesse caso, a pessoa não dê esse passo final e terrível, mas perceba que Deus a ama profundamente, e quer dar-lhe esperança para o futuro. Procure a Sua ajuda e a ajuda de outros.
 
 


