O meu amigo está realmente a procurar Deus ou simplesmente a brincar?
Pergunta: Um amigo meu afirma estar interessado em Deus, mas ele continua a colocar questões que eu não posso responder, e estou a começar a interrogar-me se ele estará realmente a ser sério ou se simplesmente estará a brincar. Estarei a perder o tempo ao tentar ajudá-lo? - K.C.C.
Resposta: Dou graças a Deus pela sua preocupação pelo seu amigo e, a menos que ele diga claramente que não está interessado em descobrir respostas para as suas questões, espero que continue a tentar ajudá-lo. A promessa de Deus é clara: Assim será a Palavra que sair da Minha boca: ela não voltará para Mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei" (Isaías 55:11).
Permita-me que lhe sugira três coisas a respeito do seu amigo. Primeiro, ore por ele - regularmente e seriamente. Mesmo que responda a todas as questões dele, não o convenceria a arrepender-se dos seus pecados e a converter-se ao Senhor Jesus Cristo. Somente o Espírito Santo pode convencê-lo dos seus pecados e a convencê-lo da verdade do Evangelho - e é por isso que a oração é tão importante na procura de conquistar outros para Cristo.
Depois ajude-o a encontrar as respostas para os seus problemas e dúvidas. Ele não é a primeira pessoa a fazer essas perguntas; durante séculos, cristãos inteligentes consideraram-nas e responderam. A sua livraria cristã local ou site cristão na Internet poderão ajudá-lo. A Bíblia diz: "… estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (1 Pedro 3:15).
Finalmente, incentive-o a olhar seriamente para o Senhor Jesus Cristo, como Ele é apresentado nas Escrituras. As dúvidas desaparecem à luz de Cristo! E se ele se recusar, peça a Deus que lhe dê a coragem para o confrontar com a sua falta de vontade de encarar a verdade de Deus com honestidade.