Orar pelos nossos líderes adianta alguma coisa?

Pergunta: Nos nossos cultos, todas as semanas, o nosso pastor ora pelos nossos líderes e pela paz mundial, mas não vejo que isso adiante alguma coisa. O mundo continua na mesma bagunça de sempre, se não pior. Penso que seria cínico se dissesse que algo mudou. - N.T.
Resposta: Deus não prometeu que o nosso mundo alguma vez seria o lugar pacífico e sem problemas que todos almejamos - não antes de Cristo voltar para pôr termo ao presente século e estabelecer o Seu perfeito governo de justiça e paz. Então, diz a Bíblia: "… uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear" (Isaías 2:4).
Isso significa que é inútil orar pelos nossos líderes ou pela paz? Não, é claro que não! Por um lado, Deus ordenou-nos que oremos por isso, e não fazê-lo seria um ato de desobediência da nossa parte. Pense em quão diferente seria o nosso mundo se orássemos regularmente por aqueles a quem Deus confiou a liderança! Muitas vezes, penso nas palavras de Paulo dirigidas ao jovem pastor, seu amigo Timóteo: "Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade"(1 Timóteo 2:1-2).
Ademais, e se todos deixassem de orar pela paz, e por aqueles que estão a tentar trazê-la? Não tenho dúvidas de que o mundo estaria em pior forma! Nem sempre sabemos o efeito que têm nossas orações - mas isso não deve impedir que oremos.
Não deixe que o cinismo, ou a dúvida, ou qualquer outra coisa o impeçam de orar pelo nosso mundo e os seus líderes. A promessa de Deus é certa: "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tiago 5:16).
 
 


