Porque é que as pessoas são tão insensíveis?
Pergunta: Eu trabalhei num lar durante quase 20 anos, e a parte mais difícil do meu trabalho era ver pessoas despejarem os seus parentes ali e depois nunca mais voltarem para os visitar. Porque é que as pessoas são tão insensíveis? Mesmo que alguém sofra de demência ainda merece o nosso amor, não é? – Sr.ª R.M.
Resposta: Sim, certamente que merece. Eu também ficava triste sempre que visitava um lar ou outras instituições congéneres, e a equipa me pedia para ver alguém que nunca tinha um visitante (algo que eu ficava sempre contente por fazer).
Afinal, se estivéssemos na sua condição (como qualquer um de nós pode vir a estar um dia), não gostaríamos de ser abandonados ou esquecidos por aqueles que antes nos amaram e de nós cuidaram, não é? Mesmo que não nos lembrássemos da sua visita mais tarde, ainda assim esse poderia ser o ponto alto do nosso dia. As palavras do Senhor Jesus Cristo aplicam-se tanto a esta situação como a qualquer outra: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós …" (Mateus 7:12).
Lembre-se: Deus não os abandonou, e nós também não os devemos abandonar. Na verdade, a Bíblia diz que Ele tem uma preocupação especial por aqueles que não podem cuidar de si mesmos - os muito jovens, os idosos, os pobres, os deficientes, etc. E uma das formas de Ele mostrar a Sua preocupação por eles é através dos nossos atos de amor. A Bíblia diz: "A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações …" (Tiago 1:27).
Pode não ser capaz de fazer muito a respeito da negligência dos outros (para além de orar por eles). Mas peça a Deus que a ajude a compensar essa falha através da sua bondade e encorajamento revelada aos que ajuda diariamente por amor a Cristo.