A América pode tornar-se ímpia como a Europa?
Pergunta: Nós visitámos a Europa neste verão, e ficámos chocados com o escasso número de pessoas que atualmente frequentam a igreja. Foi inspirador visitar algumas das grandes catedrais, mas deprimiu-nos vê-las quase vazias ao domingo. Poderá acontecer a mesma coisa aqui, nos EUA? – Srª E.Y.
Resposta: Sim, é claro que pode acontecer o mesmo aqui, pois já aconteceu antes em outras partes do mundo. Por vezes tal aconteceu subitamente por causa de uma guerra ou revolução; por vezes ocorreu com o decorrer de vários séculos, quando as igrejas se esqueceram da missão que Deus lhes deu.
Penso, por exemplo, nas igrejas a que João (sob a inspiração do Espírito Santo) escreveu em Apocalipse, o último livro da Bíblia. Houve uma época em que tinham sido ativas e vibrantes, alcançando os outros com o Evangelho e vivendo uma vida de pureza e compaixão. Mas com o passar do tempo muitos eles perderam o seu zelo ou o seu compromisso com a verdade do Evangelho. A uma igreja Deus disse: "… tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante! …" (Apocalipse 3:1,2).
Será que Deus dirá isto de nós daqui a uma ou duas gerações? Oro para que isso não aconteça - mas vivemos num mundo cada vez mais secular, e até mesmo anti-Cristão, e as pressões sobre os nossos jovens são enormes. Além disso, às vezes, preocupamo-nos muito com as nossas próprias vidas, e perdemos o nosso zelo pela evangelização e a Bíblia. O Senhor Jesus chorou pelos perdidos dos seus dias - e nós também o devemos fazer (ver Lucas 19: 41-42).
Ore pela nossa nação e as suas igrejas. Ore especialmente pela sua própria igreja e pastores. Ore também pelos Cristãos em outras partes do mundo que enfrentam a indiferença ou a oposição ou a perseguição ativa. E ore acima de tudo para que conjuntamente com a sua família seja fiel a Cristo todos os dias.